Após denúncias do JB Litoral, esgoto a céu aberto em Pontal é tema de reunião


Por Flávia Barros Publicado 10/01/2023 às 01h31 Atualizado 18/02/2024 às 02h20
Esgoto correndo a céu aberto tem revoltado moradores, veranistas e visitantes de Pontal, além de dar prejuízo aos comerciantes locais. Foto: Colaboração/JB Litoral

Quando se vai à praia, a última coisa que se deseja é ver a areia e o mar poluídos, recebendo esgoto sem qualquer tipo de tratamento. No entanto, este era o cenário das duas últimas semanas em balneários como Canoas e Ipê, conforme noticiou o JB Litoral na sexta-feira (6) e nesse domingo (8). As reportagens mostraram como o problema estava afetando moradores, comerciantes e veranistas, que viam um bueiro localizado na avenida Deputado Aníbal Khury, em plena beira-mar, jorrando esgoto sem parar e o pior: a água suja indo parar direto no mar.
Depois de atribuir o problema a ligações irregulares, em que a água da chuva vai parar na rede de esgoto, sobrecarregando as tubulações e fazendo com que esse sistema entre “em colapso”, a Sanepar se reuniu com representantes da Prefeitura de Pontal do Paraná nessa segunda-feira (9).

PRAZOS

De acordo com o divulgado pela administração, o assunto principal foi montar um plano de ação de curto, médio e longo prazos, relativo ao vazamento de esgoto em alguns balneários. “Isso acontece devido ao alto volume de chuvas que vêm ocorrendo em nosso município, a ligação errônea de águas pluviais e infiltrações na rede, que sobrecarregam o sistema de esgotamento sanitário da cidade“, afirmou a Prefeitura em suas redes sociais.
Na publicação, diversos moradores reclamaram da situação e relataram que o problema está acontecendo em balneários como Canoas, Beltrame, Praia de Leste, Ipanema, Guapê e Marissol.

A REUNIÃO

Representantes da Sanepar e da prefeitura de Pontal se reuniram nessa segunda (9); não foram divulgadas quais medidas serão tomadas. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Não foram divulgadas quais ações farão parte do plano. Participaram da reunião dois integrantes da Sanepar: o Gerente Regional do Litoral, Marcos Muniz e o Coordenador Industrial, Joilson dos Passos. Representando a prefeitura de Pontal do Paraná estavam os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle; de Obras e Serviços Públicos, Pedro Estigarribia Pompilio; o chefe de gabinete da prefeitura, Jorge Novakovich; os fiscais municipais de Meio Ambiente, Vanderlei Roberto Przybysz e o de Vigilância Sanitária, Luciano Mantovani, e, ainda, a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Ana Paula Burak.