Após mais de 2 anos funcionando em imóvel alugado, CAICAVV de Paranaguá terá sede própria


Por Flávia Barros Publicado 24/06/2024 às 05h28

Um imóvel amplo, localizado na rua Comendador Correia Júnior, bairro João Gualberto, em Paranaguá, será o lugar definitivo para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência na maior cidade do Litoral. O anúncio foi realizado na última terça-feira (18), na Prefeitura de Paranaguá.

A compra da sede própria do Centro de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência em Paranaguá (CAICAVV), que funciona desde janeiro de 2022 em imóvel alugado, será possível graças ao repasse de R$ 1,8 milhão do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA/PR).


A conquista

O valor foi deliberado pelo Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CEDCA), cuja presidente, Juliana Sabbag, participou da solenidade de repasse em Paranaguá. “A nossa assinatura de hoje é o reconhecimento ao chamado de vocês, ao protagonismo de vocês na política, ao empenho que vocês têm, a beleza que vocês têm quando falam de uma rede que é viva, de conseguir juntar saúde, educação e assistência à sociedade civil”, declarou Sabbag.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o CAICAVV de Paranaguá é uma referência para todo o estado. “Melhor seria se não precisássemos de uma estrutura assim, mas os casos existem e temos pessoas preocupadas e compromissadas com o bom atendimento às nossas crianças e adolescentes”, destacou Carboni.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, ressaltou a importância da colaboração estadual que assegurou os recursos necessários para a garantia da política permanente de assistência a crianças e adolescentes. “É motivo de muito orgulho, tivemos muita ajuda da equipe do Estado e da Juliana no Conselho Estadual para que estivéssemos comemorando esta vitória”, disse.


Aniversário

O prefeito Marcelo Roque (PSD) adiantou que a meta é inaugurar a sede do CAICAVV no aniversário da cidade. “Estamos melhorando ainda mais a estrutura deste espaço integrado e com atendimento das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Nosso CAICAVV foi o primeiro do Paraná e o segundo do Brasil”, completou o prefeito.

O Centro oferta um serviço especializado de acolhimento, atendimento e acompanhamento integrado às crianças e adolescentes que sejam vítimas ou testemunhas de violência no município de Paranaguá.


Mais recursos


Além da verba para a sede do CAICAVV, outros R$ 140 mil de recursos do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná foram repassados a duas entidades filantrópicas de Paranaguá: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro Perseverança.

Cláudia Kossatz, diretora da Apae, entidade que atende 438 alunos, detalhou para que o dinheiro será utilizado. “Participamos de um edital bem difícil e agora recebemos estes recursos que serão usados para as reformas dos banheiros que irão melhor atender aos alunos”, contou Cláudia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *