Arraiá Caiçara reúne 30 mil pessoas e ajuda escolas de Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 07/06/2023 às 20h36 Atualizado 18/02/2024 às 13h34

Foram quatro dias de festa, muita música, apresentações culturais que mantiveram vivas a tradição dos festejos juninos e, claro, diversas barracas com comidas típicas que fizeram sucesso. O 2º Arraiá Caiçara de Pontal do Paraná, realizado de 1º a 4 de junho no Centro de Eventos, localizado no balneário Marissol, reuniu, segundo a Prefeitura, 30 mil pessoas. Além da diversão e a riqueza cultural, tudo que foi arrecadado com a venda de comidas e bebidas será revertido em melhorias para as escolas. Ainda de acordo com a administração municipal, o balanço da arrecadação será feito na semana que vem, assim como dos alimentos doados por quem prestigiou a festa.

Destinado às escolas

A exemplo do que ocorreu na primeira edição, toda a organização das barracas ficou por conta das associações de pais e funcionários das escolas da rede pública da cidade. No ano passado elas usaram o dinheiro arrecadado para comprar materiais pedagógicos diferenciados, aqueles que não estão no orçamento da Educação e são considerados um diferencial. Já neste ano, o município vai sugerir a aquisição de outros materiais.    

Pretendo orientar que parte desses recursos sejam empregados em materiais direcionados a crianças autistas”, diz ao JB Litoral a secretária de Educação de Pontal do Paraná, Renata Marinho.

Ainda segundo a secretária, o evento se consolidou como uma oportunidade de integrar as escolas. “Explora nossa cultura local, é lindo ver as escolas fazerem esse diferencial para os seus alunos. Então, é um prazer imenso participar da realização do festival, só temos a agradecer ao prefeito e todos os demais envolvidos pela estrutura que recebemos, mas a gente sabe que a vida naquele pavilhão quem dá são as crianças”, completa Renata Marinho.

Verba esperada

A Escola Municipal Ilha do Saber, de educação infantil e ensino fundamental, na modalidade de Educação Especial foi uma das participantes do Arraiá Caiçara. A escola atende 120 alunos com idades que variam de menores de um ano até os 60 anos de idade.

Célia Thoaldo é mãe de uma aluna da escola, que é autista, está com 11 anos e há sete anos estuda na Ilha do Saber. Célia é presidente da Associação de Pais e Funcionários (APF) Ilha do Saber, que já existe há 18 anos. Ela explica que os principais objetivos da verba arrecadada com o Arraiá Caiçara é “sanar as necessidades diárias da escola e da equoterapia e realizar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para os alunos. Para o centro de equoterapia compramos remédios para os equinos e pagamos veterinário”.

Associação ativa

Célia também detalha que o dinheiro levantado com atividades extras que a APF organiza ou participa é destinado a compras e serviços que impactam diretamente no bem-estar de quem frequenta a instituição. “Conseguimos comprar o lanche especial para as festas dos aniversariantes do mês, algo que precise de conserto imediato, como a vez que arrumamos liquidificador e compramos ventiladores”, finaliza a presidente da APF Ilha do Saber.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, citada pela presidente da associação, acontecerá de 21 a 27 de agosto, em que e entidade orienta a população sobre diversos tipos de deficiências fazendo um evento com participação da banda 100 limites e panfletagem, no Supermercado Bavaresco, além de levar os alunos para atividades externas, como cinema e passeio no Aeroparque, com piquenique. Por meio de verba arrecada pela APF, também será realizada uma festa junina para os alunos e seus pais, com tudo de graça para eles.