“As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água” vão encantar bagrinhos no Rachel Costa
A importância da água para a vida nas florestas, rios e oceanos, e as ameaças ao meio ambiente, como o aquecimento global. Temas sérios que causam preocupação sobre o futuro do planeta e sobre qual ambiente deixaremos para as próximas gerações.
Mas a seriedade do assunto dá lugar a uma forma lúdica e encantadora de se explicar, podendo ser compreendido por crianças e pessoas de qualquer idade no musical “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, que será apresentado no próximo sábado (8), no Teatro Rachel Costa, pelo Grupo Giramundo de teatro de bonecos. Quem for à apresentação verá um musical divertido e educativo com canções da Palavra Cantada, que traz ao palco os já conhecidos Pauleco e Sandreca (inspirados na dupla formada por Paulo Tatit e Sandra Peres) e outros 12 personagens.
Cenário
Trata-se de um espetáculo musical infantil somente com bonecos em cena, de vários tipos e tamanhos, com patrocínio da SulAmérica e Iguá Saneamento. O cenário é composto por vídeos, animações e objetos que também interagem com os bonecos, controlados por seis marionetistas. Ao todo, serão 11 canções da Palavra Cantada que embalam as aventuras de Pauleco, Sandreca e sua trupe de amigos. Todas foram arranjadas, orquestradas e regidas por Ruriá Duprat para orquestra sinfônica.
Já os bonecos foram criados por Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, todos com resíduos e materiais de descarte. E quem pensa que inovação e criatividade param por aí, outra surpresa fica por conta da utilização da água como instrumento de percussão.
O “enredo”
Em 2020, pouco antes do início da pandemia, o público pôde conhecer em São Paulo uma nova criação artística lançada pela Palavra Cantada, que ultrapassou os limites de apresentação da dupla e ganhou a forma de um musical independente. Nele, os bonecos Pauleco e Sandreca, tão presentes nos clipes de animação da Palavra Cantada, são os protagonistas da aventura.
No roteiro de autoria de Fernando Salém, a dupla está sempre em busca do seu amigo Pingo (voz original de Fabio Brazza), e encontram outros companheiros como Maré (voz original de Fafá de Belém), Rejeito, Chica, Ralo, Trompet, Irmãos Xingú e a pinguim Greta. O espetáculo tem músicas compostas pela Palavra Cantada – Sandra, Paulo e parceiros, além de Fabio Brazza, que compôs a canção do personagem Pingo.
Para Sandra Peres, responsável pela direção geral do espetáculo, a retomada da apresentação do musical, depois do fim das restrições sanitárias que impossibilitavam aglomeração de pessoas, é emocionante para todos os envolvidos. “Marca um momento importante da trajetória da Palavra Cantada. Há alguns anos criamos os personagens Pauleco e Sandreca, conhecidos por meio dos clipes no YouTube. Agora, com o musical, eles ganham personalidades, ganham vida. É um universo de possibilidades que se abre para além dos nossos shows, que continuaremos a fazer. Com esses personagens nos palcos, no cinema de animação e em outras formas de expressão artística, poderemos levar a um público muito maior nossas músicas e nossos conteúdos, de forma criativa e acessível. Sobre o musical, é a realização de um antigo desejo. Eu e o Paulo tínhamos uma coleção de músicas em torno do tema água e ao mesmo tempo queríamos dar vida aos personagens. O extraordinário talento criativo e sensibilidade do Giramundo deram um relevo especial a esse desejo”, disse Sandra.
Serviço
Local: Teatro Municipal Rachel Costa
Rua Quinze de Novembro, 87, Centro Histórico | Paranaguá/PR
Data: 08 outubro 2022 (Sábado)
Horário: 17h – Abertura das portas – Entrada do Público / 18h – Início do espetáculo
O espetáculo é recomendado para crianças a partir dos 3 anos de idade.
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos
Crianças de até 2 anos, de colo, acompanhadas dos pais ou de um dos progenitores, não pagam.
Ingressos sem lugar marcado. Ocupação do teatro por ordem de chegada.