Asas à imaginação: comunidade pode participar de mutirão de pintura nos muros do IFPR/Pguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/05/2023 às 15h51 Atualizado 18/02/2024 às 10h45

No dia 17 de maio, uma quarta-feira, qualquer pessoa interessada poderá soltar a criatividade em forma de pintura. Na data, os 113 metros de extensão do muro do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, serão coloridos por alunos, professores, artistas e comunidade local.

Para participar do Mutirão Artístico de Arte Urbana, não é necessário ter conhecimento prévio em pintura ou arte, basta ter vontade de fazer algo diferente e imaginação. A atividade acontecerá das 8h às 16h, e quem quiser participar, pode se inscrever através deste link.

Além de ser aberto a toda a comunidade, o evento também não demanda que o participante leve qualquer tipo de material, já que todos os que serão utilizados serão disponibilizados no local.

O mutirão será realizado pelo IFPR em parceria com o projeto Pguá + Cores, que desde 2019 utiliza a arte de rua para complementar e revitalizar as belezas naturais, históricas e culturais da cidade, além de envolver os parnanguaras na transformação de cada local. Os profissionais envolvidos na iniciativa atuarão como facilitadores das pessoas que tenham interesse em participar.

Integração entre estudantes e comunidade

De acordo com o professor de Arte e coordenador da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias da IFPR Paranaguá, Alexandre Chiarelli, a iniciativa surgiu através de uma reunião entre estudantes do campus e integrantes da comunidade que têm interesse em se manifestar através da manifestação artística conhecida como grafite.  

Para atendermos a esse público, foi realizada uma parceria entre o IFPR e o Pguá + Cores, projeto que tem amplo conhecimento teórico da modalidade artística, visando compartilhar essa técnica com as pessoas que tenham interesse em participar”, diz.

A expectativa é que hajam dois grupos de participantes na atividade do dia 17: um pela manhã, a partir das 8h, e outro à tarde, a partir das 13h30. Porém, caso alguém tenha interesse em participar o dia todo, é possível.

O professor explica sobre as manifestações de arte urbana. “Elas são uma característica da contemporaneidade, refletem mecanismo artísticos que simbolizam os valores dos artistas da atualidade, e conseguem dialogar de maneira ampla com outras estéticas”, comenta.

Ele ainda ressalta que o Mutirão Artístico tem o intuito de representar, no espaço do campus, uma linguagem artística contemporânea, aliando os valores da comunidade local com o espaço de construção do saber. “Observamos, nitidamente, a importância de criar vínculo entre os estabelecimentos de ensino e as comunidades em que eles estão inseridos, promovendo uma sensação de pertencimento nos estudantes e nos moradores locais. O mutirão terá esse objetivo”, explica.

O que é o Pguá + Cores

Desde 2019, o projeto Pguá + Cores aproxima a arte urbana das pessoas, com grafites que simbolizam elementos da cultura local, personalidades regionais e releituras dos hábitos caiçaras. As pinturas já foram realizadas em mais de 30 imóveis, sendo muros de escolas, instituições locais, prédios históricos e imóveis abandonados etc.

Os idealizadores do projeto, Giovanni Negromonte, advogado e artista, e João Ricardo Guimarães, produtor cultural e ativista, contam que a ideia surgiu com a intenção de revitalizar o Centro Histórico, no entanto, foi crescendo e alcançando bairros distantes, escolas e instituições.

Muito além de somente pinturas, o objetivo do Pguá + Cores é incluir os cidadãos na revitalização dos locais abrangidos e incentivar que eles se reconheçam como artistas. “Nossa ideia é fazer a transformação do local envolvendo as pessoas ou que fazem parte do espaço ou, no caso de imóveis abandonados, os próprios moradores da cidade, sempre integrando crianças e jovens. Por isso, também damos treinamento e curso de arte urbana e muralismo e, assim, vamos mostrando a importância e a potência que a arte tem”, explica João Ricardo.