Câmara de Paranaguá pede que Copel realize a manutenção de fios e cabos inutilizados em postes da cidade


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/10/2022 às 17h52 Atualizado 17/02/2024 às 18h53

A Companhia Paranaense de Energia – Copel, em Paranaguá, deve realizar a operação de limpeza e retirada dos fios e cabos inutilizados nos postes das vias públicas da cidade. A solicitação, feita pela Câmara de Vereadores, também pede a retirada de feixes de fios depositados nos postes, como forma de reduzir riscos de acidentes e diminuir a poluição visual.

O Requerimento 0368/2022 foi feito pelo vereador delegado Nilson Diniz (União), que comenta que esteve pessoalmente nas seguintes vias: rua dos Expedicionários; rua Vereador Felipe Antunes; avenida Domingos Peneda; avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto; avenida Coronel Santa Rita e rua Conselheiro Sinimbú. Nos locais, ele constatou a péssima situação dos postes e dos fios.

Durante as andanças pela cidade, percebemos o estado de conservação desses postes, com fios soltos, emaranhados de fios etc. As ruas citadas são apenas algumas das quais estive pessoalmente presente e consegui fotografar as condições”, diz.

De acordo com ele, os emaranhados de fios ficam nos postes para facilitar novas ligações – sejam elas de telefonia, televisão ou internet. “Isso é um absurdo”, avalia.

O vereador ressalta que a situação promove insegurança às pessoas que utilizam as vias públicas da cidade. Além disso, ele comenta que chegou a pesquisar sobre o assunto e descobriu que, em estados vizinhos, como Santa Catarina, o próprio Ministério Público atua com o objetivo de compelir a empresa concessionária do serviço público de fornecimento de energia elétrica a realizar a manutenção desses fios, devido a ocorrência de acidentes e, inclusive, mortes.


Em SC, falta de manutenção acabou em mortes


Em Santa Catarina, por exemplo, cerca de 20 mortes aconteceram por conta da falta de manutenção de postes. É um absurdo. Em Paranaguá, temos vistos diversos postes em situação caótica, principalmente com fios que chegam a tocar a pista, causando realmente uma situação de perigo para quem frequenta a via pública”, diz.

Segundo Diniz, os postes elencados no requerimento se encontram em situação impraticável e a Câmara está inconformada com a falta de manutenção nos locais. Por isso, o ofício enviado à Copel também pede que a companhia notifique as demais empresas usuárias dos postes como suporte de seus cabeamentos para que atendam a demanda.

Além disso, a Casa de Leis solicita que, quando a operação for concluída nas áreas indicadas, a Copel informe à Câmara para que seja possível solicitar a manutenção em outras vias.

O vereador Jozias de Oliveira Ramos (PDT), o Jozias da Negui, também destaca que tem feito inúmeras solicitações envolvendo o mesmo assunto à Companhia Paranaense de Energia. “Esse tipo de requerimento é recorrente na Câmara de Paranaguá”, comenta.

Jozias analisa que, além da poluição visual causada pelos fios e cabos soltos, danificados e jogados no meio da rua, deixando a cidade feia, eles também podem causar acidentes graves. Por isso, já solicitou à Prefeitura a troca de todos os cabos de energia elétrica, telefonia, internet e televisão por uma rede subterrânea nas vias públicas centrais e pontos turísticos de Paranaguá.

Copel não fiscaliza?


A Secretaria de Urbanismo nos respondeu que essa alteração já está prevista no Plano Diretor, que será votado nesta Casa de Leis”, informa o vereador.

Outro parlamentar que também tem solicitado sucessivamente manutenções nos postes à Copel é Oseias Bisson (Podemos). Ele questiona a falta de fiscalização da companhia.

Já pedi que a Copel tenha alguém para fiscalizar essa situação, mas não somente dos fios, também das árvores que estão pegando na fiação. Sempre temos que fazer um requerimento para pedir isso, e acredito que a empresa deveria ter um setor competente para realizar essa verificação e notificar as empresas que deixam a fiação sem utilidade nenhuma, para que não haja poluição e perigo de acidentes”, conclui.

O JB Litoral questionou a Copel acerca do recebimento do ofício da Câmara e realização de manutenção nos postes. A companhia afirmou que mantém os cabos de energia organizados, conforme a legislação e as recomendações de segurança.

Em relação aos cabos de telefonia, a empresa mantém contato constante com as operadoras de telefonia e internet, que são responsáveis por garantir que os seus cabos estejam em ordem. Sobre a solicitação da Câmara de Paranaguá, a companhia está analisando a situação e manterá a instituição informada sobre a limpeza dos cabos, conforme solicitado”, informa.