Caminhões manobram na porta de escola e colocam crianças em risco na volta às aulas
Por Marinna Protasiewytch
Com o retorno das aulas em algumas instituições privadas de Paranaguá, o fluxo de crianças voltou a ser visto nas ruas da cidade. Porém, um problema comum nos dias de aulas também retornou. O JB litoral recebeu denúncias de pais de alunos da escola particular Nova Geração, localizada na Rua Comendador Correia Júnior, no bairro João Gualberto. Segundo eles, caminhões estão manobrando na porta da instituição, trazendo riscos a vida das crianças.
Conforme as fotos e vídeos enviados à nossa redação, é possível ver que os veículos manobram para sair da empresa Sul Terminais – Marcon. A situação foi repassada aos responsáveis, que prometeram responder sobre o problema gerado por motoristas de caminhões no local, mas até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.
“Já tentamos conversar com os funcionários ou encarregados que ficam no local, porém sem sucesso. Na tentativa de chamar a atenção da empresa, deixamos os veículos em frente ao colégio, os funcionários da empresa pedem para tirar ou vão chamar a guarda para multar, pois em frente à escola é carga e descarga e não podem ficar estacionados”, contou Tiago Pauly, mantenedor da escola.
Ele ainda revela que “é um problema recorrente, faz mais de três anos. Em 2019 e agora em 2021 encaminhei um e-mail formalizando o ocorrido para o Ministério Público do Paraná (MPPR). Já foi recebido, mas aguardamos as providências. A calçada em frente à entrada da escola já está quebrada e toda rachada, quando são perguntados se irão pagar o conserto dão risada”, desabafou.
O que diz o MPPR?
Em nota o Ministério Público informou que “a 2ª Promotoria de Justiça de Paranaguá recebeu nesta semana, em 5 de maio, por e-mail, comunicação da direção da escola relatando a situação. Na mesma data, foi instaurado procedimento (Notícia de Fato nº MPPR-0103.21.000542-9) para apuração dos fatos e avaliação dos encaminhamentos possíveis, estando o mesmo ainda em trâmite˜.
E a prefeitura de Paranaguá?
Também por meio de nota, a Prefeitura de Paranaguá, disse que “o empreendimento em questão está no limite da Zona de Interesse Portuário (ZIP), que tem como característica o uso voltado as atividades portuárias e correlatas. A empresa está com um processo em andamento para apresentação do seu Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), onde a SEMUR e outras Secretarias poderão analisar os impactos do empreendimento e propor medidas mitigatórias para os seus impactos”.
Além disso, a administração municipal informou que a Guarda Civil Municipal realiza fiscalizações no local relacionadas ao estacionamento irregular.