Caminhoneiro é preso por embriaguez após colidir com carro e atingir casa em Paranaguá


Por Redação Publicado 04/08/2023 às 11h32 Atualizado 18/02/2024 às 19h14

Policiais militares da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) prenderam, na noite de quinta-feira (3), um motorista de caminhão acusado de embriaguez ao volante. A ação ocorreu no bairro Alexandra, após o veículo dirigido pelo suspeito colidir com um carro e atingir um poste de iluminação pública e uma residência localizada às margens da BR-277.

Conforme a ocorrência, por volta das 22 horas, os militares realizavam patrulhamento pela Avenida Savino Tripodi, quando populares abordaram a viatura informando que um indivíduo conduzindo um caminhão de cor branca estava efetuando direção perigosa e teria quase colidido com outros veículos, além de colocar em risco pedestres que estavam próximos da via.

Na sequência, os policiais avistaram o caminhão, que trafegava a uma longa distância e, de imediato, deram início ao acompanhamento para fazer a abordagem. Segundo a ocorrência, ao perceber a aproximação da viatura, o condutor acelerou o veículo de carga, iniciando manobras de zigue-zague, e, em seguida, perdeu o controle da direção, saiu da pista de rolamento e só parou quando caiu em um barranco, com a cabine e carreta ficando inclinados e com risco de tombamento.

Logo depois, o caminhoneiro abriu a porta do veículo e ainda tentou fugir em direção à mata, mas foi alcançado pelos policiais e verificado que apresentava visíveis sinais de embriaguez. Ao ser abordado, o motorista, de 26 anos, com endereço na cidade de Ponta Grossa, tentou justificar sua reação alegando que teria se envolvido em uma discussão de trânsito momentos antes, mas não soube precisar detalhes da situação.

Durante a abordagem, os policiais verificaram danos na cabine do veículo e que o para-brisa estava estilhaçado. Na sequência das diligências, os militares descobriram que o caminhão teria colidido, momentos antes, em um automóvel e em um poste de iluminação pública e, como o motorista apresentava cortes superficiais nas mãos, os quais teriam sido provocados devido a tentativa de fuga, ele foi encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Após ser liberado pelo médico e ser submetido ao teste etilométrico, o qual confirmou que estava sob efeito de álcool, com o índice 0,94 mg/l, o caminhoneiro foi conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã, onde compareceram os proprietários do carro e da casa que foram atingidos pelo caminhão do suspeito.

Em suas declarações, o condutor do automóvel, de 31 anos, relatou que trafegava pela BR-277, quando, nas proximidades do viaduto da PR-407 (Estrada das Praias), o veículo de carga veio a colidir na traseira do seu carro. Ele disse que em seguida, após acessar a outra rodovia, o caminhoneiro jogou o veiculo em sua direção, vindo a causar outra colisão e, logo depois, desgovernado, atingiu um poste e a residência às margem do viaduto.

Acusado de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, dano ao patrimônio, dano qualificado e desobediência, o motorista do caminhão ficou preso à disposição da Justiça.