Campeonato Paranaense de tênis de mesa acontece pela primeira vez no Litoral neste final de semana


Por Amanda Batista Publicado 13/10/2023 às 15h15 Atualizado 19/02/2024 às 02h10
As partidas ocorrerão durante todo o dia, com início às 8h e término às 20h, e a entrada é gratuita. Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.

A partir do próximo sábado (14) até o domingo (15), Matinhos será a casa da 7ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa. O torneio acontece na Arena Vicente Gurski, e deve reunir cerca de 500 atletas, com idades entre 6 e 70 anos. As partidas ocorrerão durante todo o dia, com início às 8h e término às 20h, e a entrada é gratuita.

A preparação para o evento começou na quarta-feira, quando cerca de mil participantes, entre atletas, familiares e treinadores, chegaram à cidade para se preparar para a competição. Nesta sexta (13), as categorias de base, com participantes de 6 a 18 anos, realizaram um treinamento durante todo o dia para se aquecerem para o torneio principal.

Na sétima etapa, os melhores três atletas de cada categoria terão a oportunidade de representar o Paraná no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que acontece em São Paulo, no início de dezembro.

De acordo com o Presidente da Federação de Tênis de Mesa, o professor Edson Marroque, a competição reúne diversas associações e clubes de diferentes regiões do Paraná, com organizações de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba, Paranaguá e Matinhos.

O tênis de mesa é relativamente novo no Litoral. Inclusive, esta é a primeira vez que a região recebe uma etapa do paranaense. Apesar disso, teremos um evento de grande proporção, com competidores de nível nacional”, afirma o professor.

Professor de educação física, Edson Marroque, iniciou projeto em Matinhos em 2021 para incentivar adesão de jovens ao esporte. Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.

Esporte em Matinhos

Com a estreia da competição no Litoral, e o incentivo ao esporte por meio de um projeto realizado em parceria com o Colégio Dom Bosco, Edson conta que a modalidade deve alcançar um número cada vez maior de adeptos.

O tênis de mesa, que muita gente confunde com ping pong, é um esporte que exige equipamentos caros e um treinamento especializado, por isso é algo de nicho. Mas, aos poucos, estamos rompendo a barreira dos custos e incentivando novos atletas”, explica Edson. “Eu comecei meu projeto em Matinhos em 2021, com apoio do Dom Bosco, e hoje tenho sete alunos na competição”, destaca.

Premiação

No domingo, ao final da competição, haverá a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze para os três melhores atletas de cada categoria, além do anúncio dos que representarão o Paraná no Campeonato Brasileiro.