Catadores pedem ajuda para consertar caminhão: “não temos condições”


Por Marinna Prota Publicado 18/08/2021 às 14h04 Atualizado 16/02/2024 às 10h34

Associação de Catadores de Material Reciclável da Vila Santa Maria (Assepar) vive momentos difíceis, ainda mais com a situação pandêmica que continua afetando diversos setores. Nesta semana, os catadores pediram ajuda para conseguir recuperar o único caminhão utilizado como auxílio para os trabalhos envolvendo o material separado e reciclado por eles. Atualmente, o veículo encontra-se com avarias na mecânica e na lataria.

Cerca de 20 famílias da Vila de Santa Maria, em Paranaguá, utilizam o caminhão. Os catadores da Vila de Santa Maria dependem da renda gerada pela venda de material recolhido em empresas parceiras, mas o estado de deterioração do veículo prejudica as arrecadações.

“O assoalho do baú está afundando, quase soltando do chassi, então temos medo de sair com ele. A frente do caminhão também está inteira acabada. Ele precisa de uma reforma completa”, lamenta Andréia de Souza Rosa, vice-presidente da ASSEPAR, entidade que reúne 22 catadores e realiza um importante trabalho de reciclagem de lixo na cidade.

O baú que transporta os materiais está corroído, o que também acontece na lataria frontal e nas portas: uma delas não fecha, há buracos na cabine, vazamento de óleo, lanterna quebrada e pneus carecas. “Não temos condições de comprar outro caminhão e é só com ele que conseguimos buscar o lixo reciclável. Por isso, pedimos para as pessoas e empresas que colaborarem conosco para reformar o veículo”, explica a vice-presidente.

Parcerias

Criada em 2006, a ASSEPAR conta hoje com 15 empresas parceiras. Dessas, o caminhão faz a coleta em pelo menos oito. No entanto, o apoio financeiro ou com mão de obra ainda é necessário. O veículo foi adquirido com muito suor e sofrimento, com a ajuda de “um parceiro que nos vendeu em muitas prestações, que fomos pagando aos poucos”, complementou Andréa.

O pedido de ajuda é requisitado tanto em forma de dinheiro, para aqueles que quiserem doar, quanto em mão de obra, através de serviços de lataria, pintura e mecânica. Os contatos disponibilizados para quem quiser contribuir de alguma forma são: (41) 99752-2083 ou (41) 99782-3527.