CEPAP em Paranaguá: alternativa na Atenção Primária desafoga UPA e agiliza atendimento para casos leves


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/12/2023 às 17h47 Atualizado 19/02/2024 às 08h54

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá vem implementando medidas para aprimorar o atendimento na Atenção Primária, desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e eliminar as filas de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Uma dessas inovações é o Centro de Pronto Atendimento da Atenção Primária (CEPAP), inaugurado no início de dezembro ao lado do Centro de Diagnóstico João Paulo II.

O CEPAP surge como uma resposta às necessidades imediatas da população, oferecendo atendimento sem agendamento prévio para pacientes com sintomas leves. Localizado estrategicamente, o centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, visando proporcionar uma alternativa eficaz para casos não urgentes, permitindo que a UPA se concentre nas situações mais graves.

A secretária municipal interina de Saúde, Luciana Costa, destaca a importância do CEPAP como uma extensão das UBSs, enfatizando que a população pode continuar seus tratamentos e acompanhamentos nas unidades próximas às suas residências.

Caso o paciente não possa aguardar o dia da consulta, nós abrimos o CEPAP, uma extensão das unidades básicas de saúde com livre demanda de atendimento. Para casos mais simples, esse morador não precisa se dirigir à UPA, ele encontrará o atendimento imediato no centro. Temos equipes de profissionais completas para realizar esse serviço“, explica.

Equipe qualificada para atendimento imediato

Com uma estrutura que abriga quatro médicos, equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo, o CEPAP está preparado para lidar com situações de baixa complexidade. O médico Jorge Luis Pinho Woll, que atua tanto na UBS Argemiro de Félix, no Santos Dumont, quanto no centro, destaca a eficiência da iniciativa ao absorver a demanda de pacientes com necessidades pontuais.

O médico Jorge Luis Pinho Woll destaca a eficiência da iniciativa ao absorver a demanda de pacientes com necessidades pontuais. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Os atendimentos realizados no Centro de Pronto Atendimento da Atenção Primária desempenham um papel fundamental ao absorver a demanda de pacientes que buscam assistência na UBS no mesmo dia, necessitando de cuidados mais específicos, como em casos de sintomas de resfriado, gripe, diarreia, entre outros”, explica.

Ele ressalta que, nestas circunstâncias, os pacientes que se direcionam ao CEPAP recebem um atendimento preciso, resolvendo suas necessidades imediatas sem a obrigatoriedade de aguardar pela consulta previamente agendada na UBS. “As consultas agendadas nas UBSs são aquelas de rotina, acompanhamento, avaliação e prevenção. Nesses casos, é importante agendar e manter o acompanhamento na unidade de referência desse paciente”, comenta.

Urgência e emergência: UPA mantém seu papel

A UPA permanece como o local indicado apenas para casos de urgência e emergência, enquanto o CEPAP e as UBSs são destinados a casos leves. A médica Olivia Permegiani Vilarinho, que atua tanto na UBS do Santos Dumont quanto no CEPAP, destaca que a iniciativa é destinada a pacientes com sintomas leves, evitando que esses casos sobrecarreguem a UPA.

Esta foi uma proposta que chega como mais uma opção no atendimento à saúde e, também, para desafogar a UPA. Atendemos aqui aqueles pacientes que na UPA receberiam pulseiras das cores verde ou azul, correspondentes a casos mais leves“, explica.

Uma média de 60 pessoas por dia procura o CEPAP. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Conscientização da população é fundamental

A médica revela que, apesar da procura ainda ser relativamente baixa, os profissionais acreditam que a conscientização da população sobre a função do CEPAP será fundamental para otimizar os serviços de saúde em Paranaguá. Ela informa que, com uma média de 60 pacientes atendidos por dia, o centro se destaca no atendimento de sintomas leves de Covid-19, gripe, resfriado, dor de ouvido, dor de garganta, vômito, diarreia, entre outros.

Acredito que com a conscientização e divulgação da informação de que o CEPAP está funcionando, mais pessoas podem procurar o centro quando necessário”, diz a médica Olivia Permegiani Vilarinho. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Os pacientes com sintomas leves e pontuais ainda estão buscando o atendimento na UPA e nas UBSs. Porém, acredito que com a conscientização e divulgação da informação de que o CEPAP está funcionando, isso possa mudar. Desta forma, haverá benefícios tanto para os pacientes e profissionais que atuam na UPA, que ficará desafogada, e também para aqueles pacientes com sintomas leves, que serão atendidos mais rapidamente no CEPAP”, conclui.