Colaboradores do Ogmo aprendem sobre cuidados com a saúde e alimentação saudável em evento do Outubro Rosa


Por Amanda Batista Publicado 01/11/2023 às 14h26 Atualizado 19/02/2024 às 03h37
Profissionais da saúde abordaram sobre o impacto da alimentação saudável e da atividade física na prevenção contra o câncer. Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.

Com a intenção de alertar os colaboradores sobre os cuidados com a saúde, o Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) do Trabalho Portuário Avulso de Paranaguá realizou um evento alusivo à campanha Outubro Rosa nessa segunda (30) e terça-feira (31).

Na ação, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) orientou sobre exames preventivos, enquanto a personal trainer, Melina Moscardi, e a acadêmica de nutrição, Suelen Petroski, abordaram sobre o impacto da alimentação saudável aliada à atividade física na prevenção contra o câncer.

 A diretora executiva da Ogmo, Shana Bertol, conta ao JB Litoral que a empresa busca não apenas alertar sobre o câncer de mama, mas também quanto aos outros tipos de doenças e os cuidados com a saúde de um modo geral.

Nosso enfoque principal é o câncer de mama, mas também discutimos outras doenças em nossas campanhas, o que torna importante a participação de todos, incluindo os homens. Eles também podem aprender sobre nutrição e alimentação saudável, conhecimentos que se aplicam a todas as áreas de suas vidas”, disse a diretora.

Shana Bertol, diretora executiva da Ogmo Paranaguá. Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.

Shana ainda fala sobre o impacto da saúde na produtividade e satisfação profissional dos colaboradores. “Colocamos a saúde como prioridade, pois um funcionário saudável é mais produtivo. Nossa abordagem é clara: saúde, família e trabalho, nessa ordem. Quando estamos saudáveis, podemos cuidar de nossa família e desempenhar bem o trabalho”, acrescentou.

Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.


Atividade física é o primeiro passo

Durante a palestra, Melina abordou sobre a diferença entre atividade e exercício físico, destacou a incidência do câncer de mama em mulheres sedentárias e deu dicas de como os colaboradores podem acrescentar atividades simples na rotina, que podem ajudar no combate ao sedentarismo.

Às vezes a gente fica preso a ideia de que atividade física é dentro da academia, mas nem todo mundo tem acesso financeiro ou tempo para isso. Então, o primeiro passo é se perguntar: ‘O que posso fazer para acrescentar a atividade física ao meu dia a dia?’”, explicou a personal.

Em seu discurso, ela ainda chamou atenção para a alta incidência de câncer de mama em mulheres sedentárias, que aumenta em 40%.“A grande maioria dos tipos de câncer diz respeito ao estilo de vida. Ninguém está salvo de nenhuma doença, mas como o corpo vai responder, diz respeito ao estilo de vida. Cerca de 90% das pessoas que têm pouca massa muscular não sobrevivem na UTI porque o corpo precisa ter forças para se curar”, destacou Melina.

Personal trainer Melina Moscardi destacou importância da atividade física na prevenção do câncer. Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.


Alimentação saudável também é aliada

Em sua fala, a acadêmica de nutrição Suelen Petroski ressaltou que, ao contrário do senso comum, a alimentação restritiva também é prejudicial, já que o alimento que é zero em açúcar, zero em carboidratos, entre outros, também será zero em nutrientes.

A falta de disposição está muito ligada à falta de nutrientes. Ou seja, o segredo é dar preferência aos alimentos naturais, que por mais que tenham açúcar, carboidratos e afins ainda farão bem para o corpo”, salientou.

Ela também deu dicas de boas escolhas na hora de preparar um prato e ensinou os colaboradores a fazerem um molho de tomate natural. “Quanto mais a indústria de alimentos cresce, mais as pessoas adoecem, por isso, nosso foco é mostrar que com organização dá para ter uma alimentação saudável e equilibrada”, acrescentou.

A acadêmica de nutrição Suelen Petroski falou sobre impacto dos alimentos ultraprocessados no adoecimento do corpo. Foto: Amanda Batista/ JB Litoral.


Pequenas decisões que fazem diferença

Para a advogada do OGMO, Silvana Alves, as palestras da Rede e das profissionais de saúde mostraram que é possível tirar momentos do dia para os cuidados pessoais. “Elas nos mostraram que ser saudável não está na forma física ou na ida à academia todos os dias, são pequenas decisões que tomamos na nossa rotina que podem fazer toda a diferença”, afirmou.

Já para o responsável pelo Marketing da Ogmo, Reinaldo David, a conscientização é o primeiro passo na busca por uma vida plena. “Como pais, filhos e irmãos, nós também fazemos parte do Outubro Rosa, e este evento nos trouxe informações relevantes e incentivos à adoção de hábitos saudáveis cruciais para nossa longevidade e saúde”, concluiu o colaborador.