Com a chegada da Páscoa, abre oportunidade para confeiteiras fazer renda extra


Por Diogo Monteiro Publicado 11/04/2022 às 14h06 Atualizado 17/02/2024 às 05h59

A Páscoa está chegando, e com ela, a tradição de presentear familiares e amigos com chocolates de todos os tipos. O sabor, além de ser doce e agradar o paladar, é um grande incentivo as confeiteiras que aproveitam a data para aumentar a renda familiar.

Durante a pandemia de coronavírus, muitas pessoas precisaram encontrar formas alternativas de adquirir renda, uma vez que as restrições impostas por decretos municipais, estaduais e federais dificultaram a circulação de consumidores no comércio local. Por isso, de 2020 para cá, a produção e comercialização de chocolate artesanal cresceu 57%, segundo levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do CNAE, registrados pelo Ministério da Economia.

A moradora de Paranaguá Danielle Mendes faz parte da estimativa, já que, no ano passado, começou a confeitar os primeiros ovos de Páscoa. De acordo com ela, os primeiros foram feitos para agradar os filhos e, conforme a notícia se espalhou pela família, neste ano ela teve a ideia de anunciar e comercializar a sua produção para outras pessoas através da internet.

Danielle Mendes pretende vender 100 unidades nesta páscoa. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

No ano passado, na Páscoa, montei alguns ovos de chocolate para os meus filhos e vendi alguns para familiares, mesmo sem divulgação e intuito de comercializar o produto, entreguei 20 unidades. Neste ano, a minha irmã me incentivou a fazer os ovos e anunciá-los. Foi quando abri uma lista de encomendas”, disse Danielle.

Quem ainda não garantiu o seu presente para esta Páscoa, pode procurar Danielle pelo Facebook ou também entrar em contato com a confeiteira por meio do WhatsApp (41) 98489-0968. Para esta semana, ela irá receber os pedidos até a próxima sexta-feira (15). “Meu objetivo é vender 100 ovos artesanais, já tenho 40 pessoas que reservaram. Até sexta estarei aceitando as encomendas para poder entregar no sábado (16)”, finalizou.

Já em Pontal do Paraná, quem garantiu uma boa renda nessa Páscoa foi a Kassiele Aparecida de Almeida Coelho Bueno, que trabalha na área desde 2018. Ela apresenta nas redes sociais uma variedade de chocolates, desde ovos recheados a brownies crocantes. “Há três anos e meio trabalho com confeitaria, e a Páscoa é a época que eu mais recebo pedidos. Para este ano, a minha agenda já lotou uma semana antes do domingo (15). O meu carro chefe é o ovo de colher, que é bem recheado e bem caprichado, perfeito para aquela sobremesa depois da ceia”.

: Kassiele Coelho está há três anos e meio trabalhando na produção de chocolates. Foto: Arquivo Pessoal

Dona de uma confeitaria em Shangri-lá, Kassiele destaca que o período é muito importante, já que a renda aumenta consideravelmente e, o chocolate artesanal além de ser único e de qualidade, ajuda a fomentar o comércio local. “Esse período é ótimo para garantir um dinheiro extra, pois muitos clientes compram para dar de presente e aproveitam para levar a eles mesmos.. É claro que tem pessoas que procuram os ovos tradicionais dos supermercados, mas o nosso, por ser artesanal, é ainda mais especial, porque ajuda a girar a nossa economia local”, comentou. 

Quem aproveita os chocolates é Juliana da Silva, que tem feito muitas pesquisas de preço para presentear seus pais nesta época. Ela conta que depois que começou a comprar os ovos artesanais, conseguiu unir o útil ao agradável, comprando um bom presente e pagando pouco. “Nessa época, sempre trocava o ovo de chocolate pela caixa de bombom, porque é mais barato, mas durante a pandemia, minhas amigas começaram a produzir os doces em casa e eu comprei. Até fora de época prefiro comprar delas do que pagar mais caro pelos chocolates tradicionais“, disse.

Uma grande variedade de ovos foi vendida de forma antecipada. Foto: Arquivo Pessoal