Conheça João Bento, parnanguara e um dos oito alunos do Litoral selecionados para o programa Ganhando o Mundo


Por Luiza Rampelotti Publicado 28/07/2023 às 15h18 Atualizado 18/02/2024 às 18h24

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou na quinta-feira (20) o resultado do Edital 45/2023 com a primeira convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Nesta convocação, estão 444 dos mil estudantes que embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

No Litoral do Paraná, oito alunos, um de cada município – sendo dois de Guaratuba – atenderam a todos os critérios (nota, presença e participação em programas estaduais), seguindo as regras do edital. A divulgação foi dividida em duas etapas para que atendesse o maior número de cidades e instituições possíveis.

Em Antonina, a aluna Emilly Rafaela Falchetti dal Bosco, de 15 anos, que estuda no Colégio Estadual Rocha Pombo foi selecionada. Em Guaraqueçaba, o estudante do Colégio Estadual Marcílio Dias, Weslley Abner Santos da Costa Soares, também de 15 anos, foi o sortudo.

Guaratuba terá dois representantes: o aluno José Luiz Strassburguer Lobo, de 15 anos, do Colégio Estadual Zilda Arns Neumann, e Victor Gabriel de Souza Proença, também de 15, do Colégio Estadual Joaquim Mafra. Já o Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos, obteve um resultado significativo: a aluna Anne Alves Meneghelli, também de 15 anos, ficou em 32º lugar na classificação geral do programa, sendo classificada na primeira chamada.

Em Morretes, a estudante Allana Ribeiro da Silva, de 15 anos, do Colégio Estadual Rocha Pombo também foi selecionada. Em Pontal do Paraná, a vaga ficou com a aluna Maria Clara Maschio, do Colégio Estadual Sully da Rosa Vilarinho.

Para finalizar, em Paranaguá, o aluno João Bento de Assunção Cardoso Gotterdo, também de 15 anos, e estudante do Colégio Estadual José Bonifácio, foi o contemplado. 

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, que engloba todos os municípios da região, a professora Izabel Cristina Vieira, a notícia foi excelente. “Ficamos muito felizes quando vimos o resultado. Nossos estudantes do Litoral mais uma vez tendo visibilidade nos programas do Governo do Estado. Desta vez, foram oito alunos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, que terá diferentes destinos como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. E que com certeza contribuirá muito para o enriquecimento na vida desses nossos estudantes“, disse ao JB Litoral.

Parnanguara selecionado


Em uma entrevista exclusiva ao JB Litoral, o parnanguara e aluno do 1º ano do Ensino Médio Integral do Colégio Estadual José Bonifácio, João Bento, que foi selecionado, compartilhou seus sentimentos sobre a nova etapa de sua vida. “Foi muito estranho no começo, porque eu não lembrava que tinha me inscrito. Nunca saí do Paraná, nunca viajei de avião, estou apavorado”, confessou, demonstrando sua ansiedade e entusiasmo diante do desconhecido.

Apesar das inseguranças, o adolescente está determinado a aproveitar ao máximo essa oportunidade de conhecimento e crescimento pessoal. “Espero voltar com um pouco mais de conhecimento, né? Acho que é o mínimo. Mas estou com uma grande expectativa porque é um ambiente totalmente diferente de qualquer outro que já fui”, disse, refletindo sobre as expectativas para o intercâmbio.

Enquanto João sonha com um destino frio, como Inglaterra ou Canadá, sua mãe, Juliane de Assunção Cardoso, também compartilhou suas impressões sobre essa nova fase da vida do filho. Ela tem dois filhos e a família mora no Parque São João.

Fiquei muito surpresa, porque quando a gente o inscreveu, pensamos que era só mais uma inscrição no meio de tantas, que não daria nada, que era só uma tentativa”, revelou Juliane, descrevendo sua reação inicial à notícia da seleção do filho para o programa.

João e a mãe, Juliane, estiveram no JB Litoral para falar sobre a expectativa para o Ganhando o Mundo.

Com o embarque se aproximando, mãe e filho estão se preparando para as diversas etapas do processo, que incluem documentação, aulas de inglês e a participação em palestras. “Agora temos que ir ao cartório, ver a documentação, consulado, visto. Acho que quando estiver na palestra com outras mães, vendo ele receber o uniforme para o embarque, é que a ficha vai cair de verdade. É uma mistura de emoções. Fico feliz por ele ter essa oportunidade única, mas também bate uma preocupação de mãe, sabe?”, concluiu Juliane.

Segunda chamada com mais chances


Após a conclusão dessa primeira convocação e entrega da documentação e autorização dos responsáveis, a Seed-PR irá fazer outra chamada com 501 estudantes, de acordo com a distribuição proporcional ao número de matrículas em cada município.

Paranaguá, por exemplo, terá 7 vagas dessa segunda classificação, justamente por reunir o maior número de matrículas da rede no Litoral, seguida por Matinhos (2), Guaratuba (2), Morretes (1), Guaraqueçaba (1), Antonina (1) e Pontal do Paraná (1).

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos. A lista final com os mil participantes, após desistências e confirmações, deve fechar em 14 de agosto. Quando todas as convocações estiverem concluídas, a Seed-PR então irá definir os países de intercâmbio dos alunos.

Ganhando o Mundo


O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.