Curso gratuito de hortas promove conhecimento sobre práticas sustentáveis, em Paranaguá; saiba como se inscrever


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/08/2023 às 15h58 Atualizado 18/02/2024 às 19h04

Moradores de Paranaguá, especialmente do bairro Jardim do Bosque, têm a oportunidade de participar do curso gratuito de Hortas – Nutrição das Plantas. O programa visa capacitar produtores e trabalhadores rurais sobre os nutrientes necessários para o cultivo de hortaliças, utilizando fertilizantes e corretivos, sejam orgânicos ou químicos, adaptados a cada cultura, e é oferecido pela Associação de Moradores e Proprietários do Jardim do Bosque, em parceria com o Instituto Ecoe e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR).

O curso, que terá uma carga horária total de 40 horas, acontecerá em cinco dias, nos dias 10, 11, 23, 24 e 25 de agosto, das 8h às 17h, na Triângulo Arte e Cultura, no Jardim do Bosque. O número de vagas é limitado, e todos os participantes receberão um certificado ao final do treinamento.

Os interessados podem se inscrever e aproveitar a oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos sobre práticas sustentáveis e aplicá-las no dia a dia, clicando aqui.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim do Bosque, Iago Oleiro Lorena, destaca a importância da capacitação para extrair o melhor do que a natureza oferece, proporcionando condições alimentares e oportunidades econômicas adicionais aos cultivadores. “É essencial que tais iniciativas sejam promovidas em Paranaguá, já que a região é vizinha de unidades de conservação ambiental e a natureza faz parte da vida da comunidade. A disseminação de práticas sustentáveis na agricultura pode trazer benefícios não apenas para os produtores e trabalhadores rurais, mas para toda a comunidade, valorizando o ambiente local e proporcionando uma relação mais equilibrada e consciente com a natureza”, diz.

A iniciativa é realizada pelo SENAR-PR, com organização do Instituto Ecoe, e apoio da Associação do Jardim do Bosque e da Triângulo Arte e Cultura.

A troca de experiências e a capacitação contínua são fundamentais para o crescimento pessoal e coletivo. Estamos muito felizes por contribuir para o desenvolvimento da comunidade local”, conclui Iago Oleiro Lorena.

Conteúdo do curso

– Elementos minerais;
– Critérios de essencialidade;
– Absorção dos nutrientes;
– Macronutrientes;
– Micronutrientes;
– Elementos benéficos;
– Diagnose da deficiência de macro e micronutrientes;
– Diagnose visual;
– Análise de solo;
– Análise foliar;
– Fertilizantes;
– Classificação dos fertilizantes;
– Fertilizantes solúveis;
– Fertilizantes de liberação controlada;
– Bioestimulantes.