Dois séculos depois, Estrada da América, em Morretes, receberá pavimentação


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/08/2023 às 19h08 Atualizado 18/02/2024 às 19h23

Na última quinta-feira (3), o deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), e o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), estiveram na histórica Igreja da América para anunciar a assinatura de um convênio que destina R$ 10,440 milhões para a tão aguardada pavimentação da Estrada da América, em uma extensão de 7 mil metros e 42 mil metros quadrados de área. O evento contou com a presença de moradores locais, autoridades e representantes da comunidade.

A Estrada da América tem mais de 200 anos e atende a centenas de produtores rurais de Morretes. Segundo a Prefeitura, cerca de três mil pessoas residem no local e, por dia, aproximadamente 700 veículos transitam pela via, que desempenha um papel fundamental no escoamento de produção agrícola.

A região da Estrada da América conta com três escolas rurais, um posto de saúde, três igrejas, estrutura de captação de água (que distribui por todo o município), bem como a Estrada de Ferro, que cruza as comunidades locais. Diversas comunidades serão beneficiadas, tais como: Marumbi, Fartura, Pantanal, América de Baixo, América de Cima e Cruz Alta.

Da esquerda para a direita: secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Machado, prefeito Brindarolli Júnior, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o vice-prefeito Vitor Bertolin. Foto: Divulgação

Por isso, a pavimentação da estrada representa um marco importante para o desenvolvimento e a mobilidade da região. O projeto anunciado em 2021, que tem como prioridades a sustentabilidade ambiental e a segurança viária deve sair do papel.

Durante o evento, o prefeito Brindarolli Júnior destacou o compromisso da Gestão Municipal em alcançar esse objetivo tão almejado. “Estamos progredindo de forma consistente e realizando passos concretos em direção à pavimentação da Estrada da América. Nosso compromisso com a comunidade e com o desenvolvimento sustentável da região é inabalável“, disse.

O projeto considerou não apenas o impacto positivo na infraestrutura, mas também a preservação ambiental. O concreto foi o material escolhido para realizar o pavimento, pois “contribuirá para uma menor retenção de calor em comparação ao asfalto, além de proporcionar um coeficiente de frenagem superior, o que auxilia na prevenção de acidentes”, conforme o prefeito.

Produção será impulsionada


Ele ainda destacou que outro ponto crucial abordado pelo projeto é a gestão adequada das águas pluviais. “A pavimentação planejada permitirá uma permeabilidade eficaz das chuvas, mitigando um dos principais desafios enfrentados pela região na atualidade”, esclareceu.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, ressaltou a importância do investimento para a população local. “Estamos dando um passo histórico com essa autorização. Esse é um sonho que existe há mais de 200 anos e que finalmente está se tornando realidade. Estamos autorizando a pavimentação desse corredor fantástico e incrível de muita produção, com isso, vamos impulsionar a produção e o desenvolvimento de Morretes“, destacou.

A proposta alcançou importantes marcos ao longo dos últimos dois anos e meio. Os projetos de engenharia foram concluídos, o Instituto Ambiental do Paraná (IAT) concedeu a licença necessária, o convênio com o Governo do Estado foi formalmente assinado e as operações de crédito receberam a aprovação da Câmara Municipal. O próximo passo será a inclusão na Lei Orçamentária, que será submetida à apreciação dos Vereadores.

Com todos esses avanços, a expectativa é de que o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela pavimentação possa ser iniciado em breve, dando início à concretização desse tão aguardado projeto de infraestrutura para Morretes e região”, concluiu o prefeito Brindarolli Júnior.