Em casa: pequeno parnanguara vence a Covid-19 e outras complicações e tem alta do hospital, após três meses internado


Por Flávia Barros Publicado 16/07/2023 às 11h27 Atualizado 18/02/2024 às 17h09

O aniversário de 10 anos foi sem apagar as velinhas, em um leito de UTI. Foram 90 dias de luta pela vida, mas nesses três meses a família de Jocelito Neto, aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria José Henrique Tavares, de Paranaguá, nunca perdeu a fé de que ele voltaria para casa. Conforme o JB Litoral contou em maio, quando o pequeno parnanguara completou um mês de internamento, ele foi diagnosticado com Covid-19 em 10 de abril. De lá para cá, a jornada da família foi de atendimentos na rede municipal de saúde, seguidos por internamento no Hospital Regional do Litoral, em 15 de abril, e transferência para o Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, no dia 17 daquele mês.

Vitória

Neste sábado (15), exatos três meses após ser internado, Jocelito Neto, que completou 10 anos quando estava na Unidade de Terapia Intensiva, em cinco de junho, recebeu alta hospitalar e foi recebido em casa, com muita emoção e alegria, por familiares e amigos.

Foram muitos dias de UTI, mas nunca perdemos a fé. Ele teve que superar um quadro de Covid-19 que se agravou e veio a intubação. Também contraiu tuberculose miliar, que se espalhou pelo pulmão, cabeça e espinha [tuberculose provocou meningite tuberculosa e pneumonia]. Foi necessário fazer a traqueostomia e agora ele continua o tratamento em casa, que deve durar mais 10 meses”, relata a tia de Jocelito, Tenille Xavier, que também é secretária de Educação de Paranaguá.  

Cuidados em casa

Tenille também conta que a família adotou todos os procedimentos necessários para que Jocelito continue sendo tratado em casa.

Seguirá com todas as orientações do Hospital Evangélico e fará as reconsultas com os médicos especialistas lá de Curitiba. Os insumos e medicamentos ele vai receber através da UBS da Serraria do Rocha, está amparado com tudo o que foi preciso para ele continuar o tratamento em casa. Também tivemos a sorte de ter uma porção de amigos que nos ajudaram e emprestaram todos os aparelhos”, detalha a tia.  

Família aumentou

Quando soube da doença do filho, a mãe de Jocelito estava grávida de aproximadamente seis meses. A bebê nasceu no último dia oito e o irmão, quando chegou em casa neste sábado, pode rever a irmã do meio e conhecer a mais nova integrante da família que, agora, está completa.

Recuperação

Como toda criança que enfrenta problemas de saúde, mediante solicitação médica, Jocelito terá acompanhamento de educação domiciliar.

Embora tenha enfrentado doenças perigosas, as funções neurológicas do estudante não foram afetadas. A família agradece por toda a torcida e as orações. “Com certeza foram fundamentais para a vitória dele e é muito bom podermos compartilhar essa notícia”.