Em Paranaguá, programação da Consciência Negra também trata da questão dos imigrantes


Por Flávia Barros Publicado 23/11/2022 às 21h12 Atualizado 17/02/2024 às 22h23

Conforme noticiou o JB Litoral, Paranaguá tem acolhido diversos imigrantes, a exemplo dos refugiados venezuelanos. Devido à chegada cada vez mais constante dessa população, a cidade abriu um censo para mapear quem são, de onde vêm e quais as necessidades dos imigrantes. O censo irá dar mais dados para nortear um Projeto de Lei que está em tramitação no Palácio Carijó, o qual institui a Política Municipal para Imigrantes e Refugiados.

A questão dos imigrantes também está sendo abordada nos eventos alusivos à semana de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. As atividades tiveram início no último dia 17 e nesta quinta-feira (24) assistentes sociais dos CRAS, entidades religiosas que têm feito o trabalho de acolhimento dos imigrantes e refugiados na cidade, além de estudantes e educadores sociais participam de uma palestra sobre imigração no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá (Semas). O evento começa às 9h30.

ENTENDER PARA AGIR

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá, Gerson Luis Augusto, “a proposta é ter um panorama mais aprofundado desta temática para que possamos propor políticas públicas junto ao poder público municipal para melhor atendê-los, levando em conta que essa é uma questão que tende a crescer em todo o mundo, seja por motivos de conflitos ou vítimas de desastres naturais causados pelo aquecimento global. Nessa palestra estaremos recebendo a pesquisadora da UFPR que falará sobre o movimento de imigrantes no estado do Paraná nos últimos dez anos. Também teremos a presença de uma técnica da Sejuf que vai explanar sobre as ações que o governo do Paraná tem e está desenvolvendo junto a esse segmento”, disse ao JB Litoral.

As palestrantes desta quinta, são Liliane Costa Aguirre, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas – 4P da Universidade Federal do Paraná, e a servidora do Estado, Ana Felícia, representando a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

SEGUE NA SEXTA

A programação da Consciência Negra segue na sexta-feira (25), com as palestras “Combate ao Racismo nas Américas e o Tratado de Guatemala”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranaguá, às 14h, e “Representatividade da Mulher Negra na Política”, no plenário da Câmara Municipal de Paranaguá, às 14h30.