Fila anda e mais cães e gatos serão castrados em último mutirão do ano em Pontal do Paraná
Conforme noticiou o JB Litoral no último mês de maio, a prefeitura de Pontal do Paraná contratou uma nova empresa para realizar os mutirões de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, na cidade. E é dentro desse contrato que mais animais passarão pelo procedimento nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro. O mutirão ocorrerá no balneário Primavera, na Avenida Tom Jobim, esquina com Rua Renato Russo, ao lado da Casa da Cultura.
SÓ SERÃO CASTRADOS APÓS CONFIRMAÇÃO
Segundo a prefeitura, devido ao grande número de pedidos, muitos dos que solicitarem nesses dias que antecedem o mutirão podem não entrar para a lista dessa ação, porém, já ficam na espera para os próximos mutirões. A administração municipal também pede para que tutores e protetores que fizeram o protocolo e aguardam pelas castrações fiquem atentos às ligações telefônicas, pois a prefeitura precisa confirmar os procedimentos antes da realização.
“Nós fazemos três tentativas de contato por telefone para confirmar que os tutores, cuidadores ou protetores vão levar os animais para castrar. Caso não consigamos confirmar, passamos para o próximo da lista”, explicou ao JB Litoral o secretário do Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld. Ainda de acordo com o secretário, este será o terceiro e último mutirão de castração do ano. No primeiro semestre a prefeitura realizou o primeiro; em agosto organizou a segunda ação, feita com verba do governo do estado, por meio do programa CastraPet, em que municípios precisam ter seus projetos aprovados para ter direito aos recursos e, agora, a terceira “empreitada” para cumprir a meta de castrar cerca de dois mil animais ao ano. “Nesse último mutirão do ano esperamos castrar de 550 a 600, entre cães e gatos. Todos recebem também um microchip com os dados do animal e de seus tutores, e recebem toda a assistência no pós-operatório. Esperamos que no ano que vem consigamos realizar também outros três mutirões, pois a demanda é contínua, do último mutirão até agora foram cerca de 600 protocolos com pedidos de castrações, então é um programa de suma importância para o controle populacional, que evita zoonoses, colaborando para a manutenção da saúde pública, evita também o abandono e os casos de maus tratos”, disse Jackson Bassfeld.
EM CASO DE DÚVIDA, PROCURAR A PREFEITURA
O secretário também fez um apelo à população. “Caso não tenham recebido ligação, o nosso pedido é que procurem a secretaria de meio ambiente, serão muito bem recebidos. Aproveito também para enaltecer o papel desempenhado por cuidadores, pela Rede de Proteção Animal e os voluntários, pois eles são fundamentais para que tenhamos êxito e consigamos castrar esses animais, eles acolhem animais de rua, cuidam, denunciam casos de maus tratos, então têm uma importância enorme para o sucesso do programa”, afirmou.
PÚBLICO-ALVO
As ações de castração são direcionadas prioritariamente a pessoas em situação de fragilidade social e animais resgatados da rua. Sendo assim, ao mandar a inscrição para castração é necessário anexar documentos como RG ou CNH, comprovante de residência, o CAD – Cadastro Único para Programas Sociais e fotos do animal. As solicitações devem ser feitas via protocolo, de forma presencial na sede da prefeitura em Praia de Leste ou pelo site, para isso basta entrar neste link. É necessário preencher o protocolo nos campos requisitados e anexar os documentos solicitados.
MAIS REGRAS
Além dos requisitos sociais, só podem solicitar a castração tutores residentes no município de Pontal do Paraná para animais que tenham de seis meses e oito anos de idade. Quem possui protocolo antigo em aberto e tem Cadastro Único (baixa renda), pode se dirigia até a prefeitura durante essa semana para agilizar o atendimento. O telefone para mais informações é o (41) 3455-9643.