Fim de semana tem programação cultural variada em Paranaguá
Diversas feiras culturais e o famoso Baile de Fandango estão programados para este final de semana em Paranaguá, a partir de quinta-feira (20) até sábado (18). Os eventos são uma oportunidade para as pessoas conhecerem a cultura, culinária e artes da cidade Mãe do Paraná, que proporciona um ambiente agradável e descontraído para toda a família.
As atividades são uma oportunidade para os visitantes e moradores conhecerem e apreciarem a diversidade cultural do município, além de serem uma forma de fomentar a economia e valorizar o trabalho de artistas e artesãos locais, diz a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
“É muito importante porque é uma expressão de cultura, mostra a identidade da região. É através delas que a gente identifica as características e as apresenta para nossos turistas. Além disso, são produtos muito bonitos, de extrema qualidade, que são uma opção de compra para presentear ou ter em casa”, explica a secretária.
Nesta quinta-feira (20), a tradicional Feirinha do Artesanato e do Agricultor, acontece na Praça Fernando Amaro. A venda e exposição das peças artesanais vai até às 18h e reúne uma série de trabalhos manuais de diversos artistas locais, além de oferecer uma variedade de comidas típicas.
Já no próximo sábado (22), é a vez da Feirinha da Catedral, realizada na rua lateral da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, das 8h às 12h. No mesmo dia, também acontece o Baile de Fandango no Mercado do Café, às 20h, uma celebração à cultura caiçara, que contará com a participação do grupo Viola Afinada, do Mestre Zeca, e vai até a meia noite.
“Todo final de semana a gente tem o Baile de Fandango, no Mercado do Café, que é a nossa expressão máxima, um bem tombado pelo Iphan. Então, a prefeitura, além de promover os bailes, dá o suporte necessário aos grupos para que eles se mantenham e preservem esse bem cultural”, destaca Maria.
Para o fandangueiro José Martins Filho, ou, simplesmente, Mestre Zeca da Rabeca, instrumentista há 58 anos, o baile tradicional e o repasse do conhecimento entre as gerações são vitais para manter viva a tradição caiçara.
“Eu me preocupo muito com esse compartilhamento, estou sempre acolhendo visitantes aqui em casa, ensinando a tocar, a fazer os instrumentos. Me preocupo muito porque se a gente não acolher e ensinar, nossa cultura acaba”, ressalta.
Feirinha toda semana
Com música e intervenções culturais, as feiras acontecem toda terça, sexta e sábado. Nesta semana, a programação foi alterada por conta do feriado de Tiradentes. Além das feiras, os comerciantes também expõem seus produtos no Mercado do Artesanato, onde possuem duas lojas exclusivas.