Governo do Paraná confirma que os dois passageiros de avião desaparecido na Serra do Mar são servidores do estado


Por Flávia Barros Publicado 03/07/2023 às 18h43 Atualizado 18/02/2024 às 15h44

O Governo do Estado confirmou, no final da tarde desta segunda-feira (3), que os dois passageiros que estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda e não chegou a Paranaguá são servidores. “Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta [Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo], com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado”, afirmou por meio de nota. Procurada pelo JB Litoral, a assessoria de imprensa do governo não revelou os nomes dos servidores, mas a imprensa de Umuarama divulga os desaparecidos como sendo o piloto Jonas Borges Julião; o empresário do ramo de combustíveis Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e o ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, Felipe Furquim, ambos assessores da Casa Civil do Paraná.

Mobilização

Ainda segundo nota divulgada pelo governo estadual, o Cindacta já enviou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para a área onde a aeronave sumiu do radar, na Serra do Mar. “O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar”, finalizou.

Início das buscas

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a corporação recebeu uma solicitação, por volta das 14h, a respeito do desaparecimento de uma aeronave.

Ainda de acordo com os bombeiros, o avião teria desaparecido do radar às 10h14, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba. O avião monomotor, que teria saído de Umuarama às 7h50 sentido Paranaguá, tinha previsão de chegada às 10h24, sendo tripulado pelo piloto mais dois passageiros.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros mobilizou duas equipes de busca terrestre, uma por Guaratuba e uma por Morretes, para reconhecimento do local. Até o momento não há informações de queda da aeronave”, afirmou a comunicação social do 8º Grupamento do CBMPR.

Mau tempo

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também se pronunciou.

Buscas foram iniciadas no fim da tarde desta segunda (3) e serão retomadas na manhã desta terça-feira (4); mau tempo impediu que algumas áreas fossem sobrevoadas por aeronaves que fazem as buscas. Foto: Reprodução/BPMOA

Na altura da Serra do Mar sumiu do radar, não acionou o ELT [Emergency Locator Transmitter – equipamento capaz de transmitir sinais a uma dada frequência, podendo ser ativado automaticamente por impacto ou manualmente por sobreviventes] e não chegou em Paranaguá. Foram realizadas buscas com os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04 no final da tarde, nada localizado. Porém, em algumas regiões não foi possível realizar a busca em virtude do mau tempo. Amanhã retomaremos as buscar em conjunto com salvaero, GOST e 8º GB”, explicou, por meio de nota.

Mais informações em breve.