Guaratuba prevê mudanças de sentido em principais avenidas da cidade


Por Marinna Prota Publicado 15/09/2021 às 21h25 Atualizado 16/02/2024 às 13h29
ruas vazias, guaratuba, avenida

Na noite desta quarta-feira (15) a prefeitura de Guaratuba, em conjunto com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram mais uma vez alterações que estão sendo pensadas para a cidade com o Plano de Mobilidade Urbana (PMU), na 3ª audiência pública realizada sobre o tema. Um dos tópicos que fazem parte da previsão de crescimento e mudança de fluxo no município é a construção da ponte Guaratuba-Matinhos, onde hoje opera o ferry boat.

Construção da Ponte de Guaratuba é uma das partes do PMU (reprodução: youtube ITTI)

Na apresentação feita on-line e disponível integralmente para a população no canal do youtube do ITTI (e pode ser acessada clicando aqui) foram expostos os planos para que o trânsito e as vias sejam executados em até 10 anos, com priorização de adequação de pisos, construção de ciclovias e ciclo faixas, implantação de sinalização, bem como a execução de intervenções em fluxo e sentidos de vias conforme a previsão de expansão e crescimento da cidade, além de levar em consideração o período sazonal de temporada.

A alteração do fluxo deve ocorrer na Rua Nicolau Abagge, que deverá se transformar em um binário com sentido único, indo até o centro da cidade, enquanto a Rua Guilherme Pequeno fará o sentido inverso. Já a 29 de abril deverá vir da praia até a baía, e a Avenida Ponta Grossa fazendo o binário na posição oposta para escoamento do fluxo de volta, sentido praia.

“Motivado por este estudo, determinei a elaboração dos projetos de lei para a municipalização do trânsito. Também iniciei os processos de compra de placas de sinalização e semáforos. Compramos 40 conjuntos de bicicletários. E estamos fazendo uma campanha de conscientização e educação para o trânsito. Isto já é realidade. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o PMU seja implementado em nossa cidade dentro do cronograma”, afirmou o prefeito Roberto Justus do DEM.

Além disso, a mudança de vias ocorrerá nas principais avenidas de acesso e grande fluxo da cidade, como a Avenida Paraná. Segundo a prefeitura, assim que o projeto do PMU for aprovado na Câmara o plano será colocado em prática. O plano possui inclusive a implementação de melhorias nas regiões da Prainha e Cabaraquara, como uma extensão do que tem sido previsto para a sede de Guaratuba.

Em resposta ao JB Litoral, Eduardo Ratton, engenheiro civil e coordenador geral do PMU de Guaratuba afirmou que ainda não foram definidas as datas de início de mudança de sentido de cada via e quais serão contempladas em cada etapa.

“As ações emergenciais foram adotadas para a um prazo de até 2 anos, de acordo com a prioridade de cada uma”, destacou Amanda Gallucci, engenheira civil e coordenadora executiva do projeto.

Segundo o ITTI “os prazos e prioridades serão objeto da próxima etapa de elaboração do plano de mobilidade. E serão apresentados na próxima audiência”, que ainda não tem data definida para acontecer. No entanto, a população poderá mandar perguntas e sugestões para o email pmuguaratuba@itti.org.br antes que isso ocorra.