Guaratuba realiza testagem em massa de estudantes e profissionais da educação


Por Redação Publicado 10/08/2021 às 15h29 Atualizado 16/02/2024 às 09h47

O município de Guaratuba está garantindo uma volta às salas de aula mais segura para todos aqueles que estarão nos ambientes de ensino: alunos e professores e demais profissionais estão passando por testagem em massa contra a Covid-19. A medida, segundo a prefeitura, é uma forma de garantir mais segurança e conforto para todos, inclusive para os familiares dos estudantes.

O secretário municipal de Saúde, Gabriel Modesto, diz que a ação atingirá todas as instituições educacionais de Guaratuba. “Criou-se uma estratégia de testagem ampliada em toda comunidade escolar, por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, que disponibilizou 10 mil testes antigênicos, e, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação, todas as escolas municipais, estaduais e privadas passaram por testagem aleatória e regular in loco, iniciando por todos os trabalhadores da educação e, posteriormente, os alunos acima de 6 anos”, diz o secretário.

Para Gabriel, a ação é uma tentativa de controlar a disseminação do vírus. “O município de Guaratuba, por meio de uma parceira fomentada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR), com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reformulou sua estratégia de testagem e rastreamento para a Covid-19, objetivando elevar o grau de controle sobre a pandemia e efetiva regressão da mesma, de modo conjunto ao avanço da vacinação”, explica o secretário, que também afirma ser um processo ágil entre a testagem e o resultado. “Inicialmente, a logística de transporte de amostras do teste RT-PCR foi reestruturada, eliminando um ponto intermediário de recepção das amostras (1ª Regional de Saúde), com envio diário para o IBMP, permitindo que o resultado do exame esteja disponível em até 24 horas. Com a sensível melhora no tempo resposta do resultado, a equipe de monitoramento e rastreamento passou a realizar a busca ativa dos contactantes encaminhando-os para testagem, ou ainda, realizando a testagem in loco no caso de empresas”, diz.

Autoavaliação realizada via app

Todos os profissionais da educação já foram testados e, a partir de agora, serão testados aleatoriamente professores e estudantes no período de seis meses. Para quem também quer um diagnóstico para verificar se está ou não contaminado pelo vírus Sars-Cov-2, Guaratuba tem parceria da cidade com o Instituto D’or para utilização do aplicativo Dados do Bem. “A própria população realiza sua autoavaliação e é encaminhada para testagem, se necessário. O Centro Municipal de Coletas foi reestruturado para comportar até 200 coletas diárias e concentrar em um mesmo local as equipes de coleta, monitoramento, rastreamento e vigilância epidemiológica”, explica o secretário Gabriel Modesto.

Com a decisão de testar fortemente a população, diversos pais estão se sentindo mais seguros em mandar seus filhos para a nova modalidade de ensino. “Essa é uma estratégia que se soma a todas as medidas de biossegurança construídas em conjunto entre a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação, que está permitindo maior segurança na volta às aulas para toda a comunidade escolar, ampliando o número de pais que estão aderindo ao modelo híbrido, em um momento em que é tão importante ver nossas crianças e jovens novamente inseridos na sala de aula”, conclui.

Por Brayan Valêncio