“Hoje a enfermagem é a protagonista”; enfermeiros comemoram semana da profissão


Por Marinna Prota Publicado 14/05/2021 às 11h07 Atualizado 16/02/2024 às 02h10

Por Marinna Protasiewytch, com informações de Diogo Monteiro

Na semana de enfermagem, ações ressaltam a importância da profissão principalmente neste período de pandemia. Entre os dias 12 e 20 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, promove a comemoração aos dias do Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem junto com as lembranças, está a valorização do profissional da linha de frente. Em Paranaguá os relatos daqueles que não podem parar são emocionantes.

“É difícil você estar em uma emergência e perder um paciente. Pode parecer que somos uma rocha, ou um objeto da unidade, mas não é. Quando nos reunimos entre os funcionários a gente chora, desabafa. Durante toda essa pandemia, a gente pôde escutar um ao outro. Muitas vezes estamos sobre pressão de todos os lados. Esses são os momentos mais difíceis”, conta Suellen Lacerda, enfermeira há 16 anos e funcionária da Unidade de Pronto Atendimento “Baduca”, em Paranaguá.

Assim como Suellen, centenas de profissionais em todas as sete cidades do litoral paranaense sofreram o impacto da pandemia. O trabalho, que já era exaustivo psicologicamente, se tornou ainda mais, quando os enfermeiros tiveram que conviver com a morte de forma recorrente.

A enfermeira relembra que os primeiros meses de pandemia foram incertos e de luta contra o desconhecido. “Foi um enfrentamento grande diante dessa pandemia, uma doença que para a gente era nova. Não sabíamos como proceder. A rotina se tornou maior e mais maçante. Tenho orgulho de ser enfermeira, porque eu vi e pude contemplar a evolução da equipe, a humanização, a solidariedade, diante de toda essa situação”, pontuaram.

Gestos simples, mas importantes

Equipe do SAMU do litoral homenageada no dia dos enfermeiros. (Foto: Diogo Monteiro)

A médica Dra. Valéria Regina Fernandes de Oliveira, antes de tirar o diploma de medicina já era formada como enfermeira obstetra. Hoje locada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) do litoral, ela promoveu, junto com colegas um tradicional cafezinho para ressaltar a importância dos enfermeiros.

“A enfermagem é uma profissão que tem uma jornada de trabalho grande, com um pequeno salário, mas uma grande responsabilidade. O médico e a enfermagem permanece, por isso um café é o mínimo que a gente pode fornecer. A lembrança fui eu que dei, institucionalmente esse agrado não existe para esses profissionais. Mas é importante, sempre faço isso onde estou trabalhando, e vale a pena, ver o brilho e o sorriso desse povo que tanto ajuda a gente”, afirmou Valéria.

Agradecimento a profissão

Os profissionais da enfermagem, junto com todos aqueles que são necessários para fazer com que o sistema de saúde, seja ele público ou privado, continue funcionando, merecem o agradecimento da profissão. Em meio ao caos, eles permanecem enfrentando as adversidades e buscando manter a calma para ajudar a cuidar de vidas e salvar elas.

“Hoje a enfermagem é protagonista, por causa dessa pandemia mundial, que para a categoria veio a somar. Infelizmente não somos Deus. Todos se colocam no lugar do próximo e se tornou uma profissão corajosa”, concluiu Suellen.