Litoral inicia Campanha Nacional contra a gripe para grupos prioritários


Por Redação Publicado 29/03/2023 às 16h15 Atualizado 18/02/2024 às 08h02

A 25ª edição da Campanha Nacional contra a Gripe foi iniciada na última terça-feira (28) em todo o Litoral. A vacinação está disponível para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

O público-alvo inclui grupos de risco como crianças de até 5 anos; idosos com mais de 60 anos; trabalhadores das áreas de transporte rodoviário, transporte portuário, educação, saúde, segurança, sistema prisional e forças armadas; pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

As comorbidades que garantem a vacinação prioritária também incluem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de pessoas com imunossupressão, obesidade, transplantes e portadores de trissomias.

Não é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra o coronavírus, nem mesmo aguardar o intervalo de alguns dias após receber qualquer uma das doses da vacina contra a Covid-19 para receber o imunizante contra a Influenza.

Importância da vacinação contra Influenza

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e é altamente contagiosa em todo o mundo. Pode causar epidemias sazonais e, às vezes, pandemias, levando a casos leves a graves, incluindo morte em algumas situações.

A gravidade da infecção depende da virulência dos vírus circulantes. Por isso, é crucial que todos sejam imunizados, especialmente grupos prioritários, já que a vacina reduz a circulação do vírus e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, aponta a superintendente de Vigilância em Saúde de Paranaguá, Marianne Gomes.

É fundamental que aqueles que fazem parte dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde procurem a unidade de saúde mais próxima de sua região e vacinem-se. Além de se proteger, também estarão protegendo suas famílias, amigos e todos ao seu redor, já que com a vacinação, a proliferação da doença será muito menor. É de graça, é rápido e é pela saúde“, conclui a superintendente.

Postos de vacinação

Em Paranaguá, a vacinação é ofertada no Terminal Urbano e em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. Em Morretes, além das UBSs, a vacina também está disponível no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – Centro.

Já em Guaratuba, a vacinação acontece nas UBSs que possuem horário estendido (Cohapar, Figueira, Piçarras e Coroados), das 13h às 17h. Na UBS Mirim e UBS Caieiras a vacinação ocorre das 13h às 16h.