Litoral receberá nove médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal


Por Amanda Batista Publicado 22/04/2023 às 15h54 Atualizado 18/02/2024 às 09h48
médicos

Na última terça-feira (18), o Governo Federal anunciou quais municípios de todo o Brasil receberão novos profissionais do Programa Mais Médicos. No Paraná, 151 cidades serão contempladas com 388 médicos, sendo nove deles para seis municípios do Litoral.

No Litoral, Paranaguá receberá o maior número de médicos, com um total de três novos profissionais, seguido de Guaratuba (2), Antonina (1), Guaraqueçaba (1), Matinhos (1) e Pontal do Paraná (1).

Para Leovaldo Bonfim, diretor da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, que engloba os sete municípios da região, o retorno dos profissionais do Programa Mais Médicos ao Litoral é de extrema importância para que os municípios possam dar uma melhor assistência aos cidadãos que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Além disso, o programa concede uma redução significativa nos custos dos poderes municipais, visto que o salário desses médicos é custado pelo Governo Federal”, disse ao JB Litoral.

Ele ainda explicou que, devido à distância das cidades litorâneas até a Capital, a contratação de médicos para atuarem na Atenção Básica é complicada. “O programa irá, sem dúvidas, dar alívio nos custos com a folha de pagamento, sobrando mais recursos para investimento nas ações de saúde para a população”, concluiu.

Representante do Paraná no Congresso Nacional, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) acompanhou a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, na terça (18). Dirceu assegurou a inclusão do Paraná e destacou a importância do estado para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Estive acompanhando a ministra Nísia Trindade durante a visita a Curitiba. Ela adiantou que o nosso estado vai receber o programa Mais Médicos e também outras ações e investimentos na área da Saúde. Ela está engajada em firmar parcerias com os estados e municípios para fortalecer o Sistema Único de Saúde”, disse.

O deputado destaca, ainda, que sempre defendeu a regionalização da saúde e que a retomada do programa é fruto do compromisso do Governo Lula com a população. “Ver o governo Lula investido nas pequenas cidades é resultado do nosso trabalho para dar qualidade de vida à população. A vacinação voltou, o Mais Médicos foi retomado, o Ministério da Saúde já está trabalhando na redução das filas no SUS, está trabalhando no fortalecimento do SUS, na saúde da mulher e na valorização dos profissionais da saúde“, frisou.

Reformulação do Programa


O Programa Mais Médicos (PMM) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária e o SUS. O programa foi criado através da Medida Provisória publicada em 8 de julho de 2013, sendo convertida em Lei em outubro do mesmo ano.

Desde então, o PMM levou médicos às regiões do país onde há escassez ou ausência de profissionais para realizar o atendimento à população mais carente. Agora, com a retomada do programa, estão disponíveis mais de 6,5 mil vagas para todo o Brasil.

Conforme informou o Ministério da Saúde, a meta para 2023 é que 28 mil profissionais estejam atuando em todo o país, principalmente nos locais onde há população em estado de pobreza. Com a iniciativa, cerca de 96 milhões de brasileiros terão o atendimento garantido nos serviços de Atenção Primária via SUS.