Mais de 2 mil profissionais da educação, de Paranaguá, foram imunizados contra a Covid-19


Por Redação JB Litoral Publicado 22/05/2021 às 11h55 Atualizado 16/02/2024 às 02h52

Por Luiza Rampelotti

Na terça-feira (11), o município de Paranaguá recebeu as 925 doses de vacina enviadas pelo Governo do Estado para a imunização, contra a covid-19, dos profissionais de educação que atuam na cidade, uma vez que as aulas presenciais, na rede estadual de ensino, voltam a partir do dia 24 de maio. 

No mesmo dia, a prefeitura iniciou a imunização dos profissionais aplicando as doses recebidas nesse primeiro lote e, também, utilizando sobras do imunizante que foi destinado aos idosos e pessoas com comorbidades. Somente nessa primeira semana, mais de dois mil profissionais da educação, que fazem parte da rede municipal, estadual e privada de ensino, foram vacinados com a primeira dose.

A partir desta segunda-feira (17), aqueles que atuam na educação pública, com 35 a 39 anos, podem ir se vacinar na Estação Ferroviária. Já a faixa etária para aqueles que atuam na rede privada é de 40 a 44 anos e, para receber a dose, é necessário fazer o cadastro que está disponível no site www.paranagua.pr.gov.br. De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Liliana Kfouri, a expectativa dos professores por esse momento era muito alta. “Todos queriam estar aqui, tomando a primeira dose, e está sendo maravilhoso. Queremos retornar às aulas presenciais, pois sabemos que é importante a escola estar aberta”, diz.

Vacinação começou na terça-feira (11) e está sendo aplicada em profissionais de educação da rede estadual, municipal e privada Foto: SEED

Segundo ela, de terça a sexta-feira (14), cerca de 800 profissionais da educação da rede estadual, que atuam em Paranaguá, incluindo nas ilhas e colônias, foram vacinados. “Nesse ritmo, se tiver vacinas, nesta semana (que se inicia no dia 17) imunizamos todos os profissionais do Estado, em Paranaguá, com sua primeira dose”, comenta.

Retorno nos colégios estaduais

Liliana conta que, a partir da próxima segunda-feira (24), os colégios estaduais retomarão as aulas presenciais de forma parcial. “Serão poucas turmas, com, no máximo, 10 alunos cada. O objetivo é atender aqueles com maior dificuldade, que não têm acesso à internet, por exemplo”, diz.

Ela destaca que tudo acontecerá de maneira serena, aos poucos, para readaptação ao “novo normal”. A chefe do Núcleo também informa que, nas escolas estaduais localizadas nas ilhas do município, as aulas já retornaram, por estarem matriculados um número baixo de alunos.

Liliana explica que, semanalmente, haverá rodízio de alunos, que serão escolhidos em conjunto com a diretoria escolar e a família. “Os pais estão pedindo há muito tempo esse retorno e o Ministério Público do Paraná, em Paranaguá, também está em constante conversa conosco acerca dessa volta”, conta.

A chefe do Núcleo elogia a aplicação das doses, realizada pela administração municipal. “Dentro do Paraná, Paranaguá é a primeira cidade que está vacinando os professores com toda essa organização e nesse número alto de profissionais. Estamos muito felizes, vacina salva vidas”, conclui.

Quase 12 mil doses para o litoral

A região do litoral, que inclui sete municípios, recebeu, nesse primeiro lote, 11.985 doses de vacinas para imunizar os profissionais da educação. Foram 11.625 da AstraZeneca e 360 da CoronaVac.

No total, foram distribuídas 32 mil vacinas destinadas aos professores, tanto das redes de ensino público, municipal e estadual, quanto da rede privada, em todo o Paraná.