Mais de 630 animais já foram castrados em outubro, durante mutirões gratuitos em Matinhos


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/10/2023 às 06h17 Atualizado 19/02/2024 às 03h25
castração matinhos = mutirão

Na semana passada, um mutirão de castração de cães e gatos foi realizado em Matinhos, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no Balneário Gaivotas. A ação ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro e resultou na castração de aproximadamente 220 animais, entre machos e fêmeas, pertencentes a protetores animais e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Antes do início do mutirão, os interessados puderam se cadastrar até a terça-feira, dia 24, e a ação transcorreu de quarta a sexta-feira. O evento foi conduzido pela Clinicão Clínica Veterinária Popular, que venceu o procedimento licitatório para a prestação de serviços veterinários no município. O contrato tem validade de um ano, indo até setembro de 2024, e envolve um investimento de R$ 1.380 milhão, com recursos provenientes de emenda parlamentar.

O prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, destaca a importância da castração na promoção do bem-estar animal e no controle da superpopulação. “Além de ajudar a controlar a superpopulação, o procedimento também oferece uma série de benefícios que melhoram significativamente a vida dos pets e a convivência deles com os tutores”, afirma.

Próximo mutirão em novembro


Segundo o veterinário Murillo Lago, da Clinicão, a procura durante a semana do mutirão ficou abaixo do esperado. “O dia de melhor movimento foi na sexta-feira, com cerca de 80 animais, entre cães e gatos, castrados”, explicou.

Devido à demanda menor do que o esperado, um próximo mutirão está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro, e outras ações ao longo deste ano e de 2024 também estão planejadas. Para participar, as pessoas precisam atender aos critérios pré-estabelecidos e se inscrever na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com base em renda. Os animais aceitos para a castração são aqueles com idades entre 5 meses e 8 anos, que estejam em plenas condições de saúde.


Para diminuir a superpopulação dos animais de rua


O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Cioli, enfatiza que Matinhos enfrenta um rápido crescimento na população de cães e gatos abandonados nas ruas, carecendo de cuidados básicos de sobrevivência. A castração visa reduzir a superpopulação dos animais de rua, prevenindo o abandono de filhotes e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças entre animais e seres humanos, tendo um impacto significativo no controle de zoonoses e no bem-estar da sociedade e dos animais que nela vivem.

O mutirão da semana passada se tratou da segunda etapa do programa de castração em Matinhos, sendo a primeira realizada nos dias 12, 13 e 14 de outubro, quando 413 animais foram castrados, incluindo 210 cães e 203 gatos.

Sérgio Cioli ressalta a responsabilidade e o carinho da comunidade por seus animais de estimação. “Isso é muito importante de ver, eles levam para cuidar, não importa o tempo; mesmo com chuva, sol, frio. Enfim, a gente vê as pessoas lá esperando para cuidar, castrar e dar todo o cuidado para o seu animal”, diz.

Uma das moradoras que aproveitou a oportunidade foi Gisele de Cássia Delgado Bialuca, que levou seu labrador Alex, de três anos, para a castração. Ela destacou a importância da ação gratuita, que não apenas contribui para evitar a superpopulação de animais de rua, mas também ajuda no cuidado com a saúde deles e no orçamento dos moradores.

“É uma ação de amor pelos animais. É fundamental para evitar a superpopulação e, também, é um cuidado com a saúde deles. Castrando o cachorro, você ajuda a prevenir diversas doenças e a prolongar a vida dele”, afirma Gisele.

mutirão, castração matinhos
Uma das moradoras que aproveitou a oportunidade foi Gisele de Cássia Delgado Bialuca, que levou seu labrador Alex, de três anos, para a castração. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Serviços veterinários gratuitos


Até setembro de 2024, a Clinicão Clínica Veterinária Popular oferecerá gratuitamente para os moradores do município, durante as ações programadas pela Prefeitura, serviços que incluem consulta clínica e orientação sobre cuidados pré-cirúrgicos, castração cirúrgica e implantação de microchip em cães e gatos de 0 a 8 anos, além da aplicação de vacina antirrábica.

A iniciativa da Prefeitura conta com o apoio do deputado estadual Matheus Laiola, que destinou R$ 1.380 milhão ao município por meio de emenda parlamentar. “A ação reforça o compromisso com o bem-estar dos animais e a promoção de uma convivência harmoniosa entre pets e tutores, ao mesmo tempo em que combate a superpopulação de animais abandonados nas ruas e abrigos. Para novembro, as expectativas são de que os números de animais castrados aumentem, contribuindo para um impacto ainda mais positivo”, conclui o secretário de Meio Ambiente.