Mão de obra qualificada: Carreta do Conhecimento do Senai capacita moradores de Pontal do Paraná para o mercado de trabalho


Por Cleverson Teixeira Publicado 25/06/2024 às 21h13 Atualizado 27/06/2024 às 10h43
Foto-3-23
Ao todo, 32 alunos se matricularam nos cursos em Pontal do Paraná. Foto: Juan Lima/JB Litoral

A Carreta do Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estacionou, mais uma vez, na cidade de Pontal do Paraná. Desta vez, para ofertar os cursos de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Refrigeração Comercial e Câmaras Frias. A iniciativa, que conta com uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, atraiu 32 alunos, que terão direito a uma bolsa-auxílio de R$ 600 para frequentar as aulas.

As capacitações, que ocorrem em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, no balneário de Shangri-Lá, começaram na última quarta-feira (18) e são coordenadas pela Agência do Trabalhador do município. O gerente do órgão, Albor Neto, informou que os cursos ocorrem em dois turnos e terão duração de 30 dias.

São 16 alunos por turma. A de Manutenção de Ar-condicionado é à tarde, e, a de Câmaras Frigoríficas, ocorre à noite. Os cursos terão duração de um mês. Essa já é a segunda carreta que vem para Pontal com estes cursos. Estamos sendo contemplados com essas qualificações devido ao planejamento realizado”, destacou.

Ainda conforme Neto, os melhores da turma terão grandes chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, já que alguns empresários da região sinalizaram interesse em contratar alunos da Carreta do Conhecimento. “Quando fiz a divulgação, recebi ligações de empresários que querem contratar os melhores da turma. Eles sabem que tem um pessoal que vai se formar, então buscam indicação dos professores. E essas áreas são muito deficitárias em nossa região, há muita demanda e poucos profissionais qualificados”, complementou o gerente da Agência do Trabalhador.

Quem também conversou com o JB Litoral sobre o assunto foi o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão. Ele contou qual é a verdadeira intenção da Administração Municipal frente à oferta dos cursos para a comunidade pontalense. “O nosso propósito é trazer qualificação para os nossos jovens e pessoas de mais idade, para que tenham oportunidade de emprego, seja como autônomo ou como empregado. Essas áreas, de refrigeração e ar-condicionado, têm uma demanda muito grande aqui”, afirmou Rudão.

Já a secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Costa, enalteceu o serviço desempenhado pela Agência do Trabalhador da cidade. “Um trabalho exemplar da Agência do Trabalhador, que captou esses cursos de qualificação para Pontal. Temos vivenciado a colocação dessas pessoas no mercado de trabalho. Isso é extremamente gratificante”, descreveu a secretária.

Foto-1-36
“O nosso propósito é trazer qualificação para os nossos jovens e pessoas de mais idade”, disse Rudão Gimenes. Foto: Juan Lima/JB Litoral

EQUIPE PEDAGÓGICA


Com relação aos conteúdos, o professor do Sistema Fiep, Luis Fernando Santos, responsável por ministrar aulas na Carreta do Conhecimento, pontuou o que será ensinado no decorrer dos cursos. Conforme ele, os 32 alunos terão uma boa preparação ao longo da jornada de estudos.

Eles terão tanto a parte teórica (estrutural, confecção, montagem do sistema de comerciais, de câmaras e de instalação de ar-condicionado) quanto a parte prática. Então, eles vão vivenciar e atuar como se estivessem em campo, na rua mesmo, fazendo montagens e manutenções. Eles já saem preparados para o mercado de trabalho”, explicou o profissional.

Foto-4-13
O professor do Sistema Fiep, Luis Fernando Santos, é o responsável por ministrar aulas na Carreta do Conhecimento. Foto: Juan Lima/JB Litoral 

ALUNOS MATRICULADOS


Os cursos da Carreta do Conhecimento não se restringem apenas aos que ainda não têm uma profissão. Silvete de Oliveira, por exemplo, é formada em Serviço Social e resolveu fazer o curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado. Ela evidenciou a capacidade feminina nessa área de atuação. “Mulher também é capaz. Não é uma coisa pesada. É mais técnica mesmo. A expectativa é que eu consiga aprender para instalar ar-condicionado para mim e para os meus amigos e, quem sabe, encontrar uma nova fonte de renda. Estou achando maravilhoso”, disse a aluna.

Assim como Silvete, Rafael Pereira também se matriculou no curso. Ele, que trabalha como ambulante na temporada de verão, enxergou na Carreta do Conhecimento a possibilidade de percorrer um outro caminho para gerar renda. “Como aqui no Litoral a demanda de emprego nessa área é maior, resolvi me inscrever. Eu só trabalho na temporada, como ambulante, e, fora dela, a gente não tem salário”, declarou.

Aos interessados em participar das próximas capacitações em Pontal do Paraná, a orientação é comparecer à Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Baronesa do Cerro Azul, 386 – Praia de Leste. Também é possível obter informações ligando para os números (41) 3458-3372 ou (41) 9 3500-8009.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *