Março Lilás: FASP realiza ação para profissionais de saúde na próxima terça-feira (7)


Por Redação Publicado 06/03/2023 às 14h32 Atualizado 18/02/2024 às 06h11

A Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) realizará, na terça-feira (7), um ciclo de palestras voltadas para os profissionais de saúde sobre o ‘Março Lilás’, mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer do colo do útero. A ação acontece no Senac, das 8h às 12h.

Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente nas mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.

A infecção genital pelo vírus HPV é muito frequente, e, na maioria das vezes, não causa doença. Porém, em alguns casos, ocorrem mutações celulares que evoluem para o câncer. As alterações são facilmente descobertas no exame preventivo conhecido como Papanicolau e a doença possui alta taxa de cura. Para isso, é necessário consultar o ginecologista e realizar o exame preventivo regularmente.

Foi pensando nisso que a FASP trouxe a ação do Março Lilás voltada à atenção básica em saúde, uma vez que essa é a principal porta de entrada de todos os pacientes do SUS a qual cabem os trabalhos de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de colo do útero”, diz a diretora geral FASP, Everllin Guiguer.

Everllin Guiguer é a diretora geral da FASP. Foto: JB Litoral

Ainda segundo a diretora, o objetivo principal das palestras é conscientizar para reduzir o número de mortes por câncer com as ações de prevenção. “Manter a rotina de coleta de exames de preventivo das mulheres de cada região da unidade básica é vital para que possamos investigar de modo precoce qualquer vestígio que leve ao diagnóstico do câncer, fazendo com que as mulheres tenham mais chances de sucesso no seu tratamento”, explica.

Março Lilás

O mês de março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis pela terceira maior causa de morte entre mulheres e que, na maioria das vezes, poderia ser evitada.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que pode prevenir até 70% dos casos de câncer de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual, além dos exames preventivos.