Marinha do Brasil lamenta morte ocorrida no naufrágio da lancha “Bituruna”, em Guaraqueçaba


Por Redação Publicado 24/04/2021 às 21h59 Atualizado 16/02/2024 às 00h23

Fonte: Comunicação Social da Capitania dos Portos do Paraná

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), informa que tomou conhecimento do naufrágio da lancha “Bituruna” na tarde deste sábado (24) com cinco pessoas a bordo nas proximidades da Ilha das Palmas, próxima à Ilha de Superagui em Guaraqueçaba.

Populares realizaram o resgate com embarcações que estavam nas proximidades. Equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná foram acionadas para prestar apoio. Quatro pessoas foram resgatas com vida. Uma delas precisou ser removida de helicóptero para atendimento no Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá. Uma pessoa morreu. “A Marinha do Brasil lamenta a morte e solidariza-se com a dor da perda de familiares e amigos”, diz a nota enviada a imprensa.

Um Inquérito Administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Assim que concluído e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Artigo 42 da Lei 2.180/54.

A Marinha do Brasil incentiva toda a sociedade a auxiliar na fiscalização do tráfego aquaviário através do Disque-Segurança da Navegação no (41) 3721-1542. Pedidos de Busca e Salvamento podem ser feitos ainda pelo número 185.