Marinheiro que salvou homens de naufrágio foi homenageado na Câmara de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/04/2022 às 16h38 Atualizado 17/02/2024 às 07h10

Após o JB Litoral trazer, com exclusividade, o ponto de vista do marinheiro Juliano de Oliveira Barbosa, que resgatou 5 vítimas de um naufrágio, na baía de Paranaguá, no último dia 15, a Câmara de Vereadores decidiu homenageá-lo com um Voto de Louvor. O requerimento foi feito pelo vereador Lindonei Santos (PTC) e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares. A homenagem foi realizada na segunda-feira (25), na Casa de Leis.

Relembre: Juliano, natural de Guaraqueçaba, é pescador e há 11 anos se tornou marinheiro na empresa Palangana Transportes Marítimos e Apoio Portuário. Na sexta-feira (15), por volta das 16h30, ele foi avisado de que um barco de pequeno porte, com 5 pessoas, estava afundando nas proximidades do porto de Paranaguá.

Sem pensar, o marinheiro, que já estava em um barco, se dirigiu até o local e fez o resgate das vítimas. “Eu tinha acabado de chegar de viagem e estava encostando o barco quando um rapaz, que estava trabalhando no navio, viu a situação e me avisou. Imediatamente saí com o barco, mas, não se via nada em um primeiro momento, porque o barco já estava no fundo. Só vi cinco pessoas na água”, conta.

De acordo com ele, os rapazes estavam muito nervosos e gritando por socorro e, ao mesmo tempo, em estado de choque. Juliano avalia que a situação teve um desfecho feliz porque ainda havia luz natural do sol.

Ele ainda revela que o motivo para o naufrágio pode ser sido devido à inexperiência com navegação dos homens e, além disso, porque o limite de capacidade do barco havia sido superado. Felizmente, tudo acabou bem e todos foram para casa sãos e salvos.

Homenagem

Durante a homenagem realizada na sessão de segunda-feira (25), na Câmara de Vereadores, Juliano foi tratado como herói e recebeu uma placa destacando sua atuação “de maneira heroica ao ser informado que um barco estava indo a pique na baía de Paranaguá”.

É preciso ser alguém muito sábio e responsável para conseguir salvar vidas sem prejudica-las, trazendo-as em segurança e prestando os socorros necessários. Esse profissional faz jus à potência do que significa atuar neste segmento. Parabéns Juliano, Deus te abençoe”, destaca o vereador Lindonei.

A esposa de Juliano, Sônia Carvalho, esteve ao seu lado durante a homenagem. Pais de duas filhas, o casal ainda está extasiado pela repercussão do caso. “Além de ser um homem de coração gigantesco, ele é um excelente pai e esposo e tem um sonho antigo de ter sua categoria de carteira marítima renomada para o MOC. Há bastante tempo ele tenta, faz os concursos. Acreditamos que em tudo existe um propósito e que nada disso aconteceu por acaso”, conta a esposa.

Vereador Lindonei, marinheiro Juliano e a esposa Sônia. Foto: Divulgação

Ela ainda revela algo que Juliano, em nenhum momento, contou para a reportagem. “Ele é dono de um coração sem tamanho. Os rapazes do barco tentaram recompensá-lo oferecendo uma quantia em dinheiro e, sim, não vou mentir, mas nos ajudaria muito. Mas ele não quis pegar, pois falou a eles que a vida deles valia muito mais do que dinheiro”, comenta.

O marinheiro está muito feliz com o reconhecimento recebido e afirma que o momento ficará marcado para o resto de sua vida. “Foi um momento muito marcante na minha vida. Quero agradecer a todos: ao JB Litoral, ao vereador Lindonei, às pessoas que me cumprimentaram, à empresa Palangana. Me sinto muito feliz em receber essa homenagem, foi muito especial, ficará marcado para o resto da minha vida”, diz.

Ele ainda destaca que sua maior recompensa é ser chamado de herói por suas filhas e esposa. “Primeiro agradeço a Deus por estar na hora certa e no lugar certo, porque poderia ter acontecido uma tragédia. Só existiram perdas materiais, mas as 5 vidas foram salvas. Quando aconteceu aquilo, todos ficaram sabendo, estava nas redes sociais, mas quando cheguei em casa, minhas filhas me receberam com tanto carinho, dizendo: ‘chegou o meu herói’. Fico muito feliz e agradeço muito a Deus”, finaliza.

Placa de Voto de Louvor entregue ao marinheiro pela Câmara de Paranaguá. Foto: Divulgação