Matinhos completa 56 anos nesta segunda (12); prefeito Zé da Ecler fala sobre investimento em infraestrutura, turismo e qualificação profissional
Nesta segunda-feira (12), a namoradinha do Paraná completa 56 anos. Matinhos chegou ao seu 56º aniversário com uma série de conquistas e avanços notáveis em setores como infraestrutura, turismo, habitação e educação.
Entre os projetos de destaque, está a recuperação da Orla, pelo Governo do Estado, que recebeu o investimento total de R$ 314,9 milhões, não só para revitalização e engorda da praia, mas também para instalação do sistema de macro e microdrenagem e plantação da vegetação nativa das praias.
O que não falta são motivos para comemorar, e, para celebrar em grande estilo, a gestão planejou nove dias de shows com bandas de renome nacional e espetáculo circense até o último domingo (11), o que levou milhares de turistas à cidade num período de baixa temporada, movimentando a economia e o comércio local.
Para falar sobre a festividade e os avanços dos últimos anos, o JB Litoral conversou com o prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, que está em sua primeira gestão à frente do município. Confira o bate-papo na entrevista ping-pong abaixo:
JB Litoral: Matinhos completa mais um ano nesta segunda-feira. Quais são os motivos que a população tem para comemorar nestes 56 anos?
Zé da Ecler: Matinhos chega neste aniversário com inúmeros motivos para comemorar. As obras na Orla; a reativação do Centro de Capacitação Mário Braga, que garante formação para os moradores em busca de qualificação profissional; o investimento em eventos temáticos como a programação de aniversário, que atrai turistas e movimenta o comércio mesmo fora da temporada; a implantação do sistema de monitoramento na Orla e o investimento em equipamentos da Guarda Civil Municipal para garantir a segurança dos matinhenses. São diversas conquistas que já alcançamos e continuamos em busca de novas melhorias.
JB Litoral: Qual foi o foco da gestão nesses três anos? Quais desafios foram precisos enfrentar?
Zé da Ecler: Primeiro, é preciso citar que essa gestão teve início em meio a um contexto de pandemia. Por isso, já de início, toda a atenção foi voltada à saúde. Além da movimentação para garantir a vacinação aos moradores: vamos lembrar que Matinhos foi a primeira cidade a adotar medidas para proteção deles, algo que até então não era muito bem visto, mas o tempo mostrou que foi a medida mais acertada. Ainda na saúde, criamos o projeto para a construção do Hospital Geral de Média Complexidade, além de investirmos na educação, qualificação e na segurança, que são a base de uma cidade desenvolvida.
JB Litoral: A infraestrutura de Matinhos é um tema que está em alta, seja pela revitalização da Orla ou pelas controvérsias geradas na elaboração do novo Plano Diretor. Qual o objetivo de todo esse planejamento e investimento para os moradores e turistas?
Zé da Ecler: Nosso objetivo final é tornar a cidade melhor para todos. Com planejamento e investimento estratégico, Matinhos vira destino certo para quem quer passar suas férias ou folgas no Litoral. Isso movimenta a economia e garante uma estrutura de qualidade que pode ser desfrutada pelos turistas na temporada e serve para os moradores durante o ano inteiro. Todos saem ganhando, por isso estamos determinados a concluir o novo Plano Diretor, porque sabemos da importância dele para o planejamento e desenvolvimento econômico da nossa cidade.
JB Litoral: O município comemorou o aniversário com nove dias de shows e atrações para diversos públicos. Qual o propósito da gestão ao montar um evento deste porte?
Zé da Ecler: Garantir a diversão do povo matinhense e movimentar a economia neste período de baixa temporada. Shows dessa magnitude fazem com que o morador de Curitiba, da Região Metropolitana e do interior do Paraná busquem por Matinhos. O feriado de Corpus Christi também contribuiu para isso. Ganham os comerciantes e ganham os ambulantes que atuam nas festas. Definimos que só poderiam trabalhar no ambiente de shows os ambulantes cadastrados, e o principal critério para isso era ser morador do município. Para que o processo de distribuição fosse justo, até sorteamos as vagas das tendas e transmitimos em nosso perfil no Facebook para garantir a transparência.
JB Litoral: Quais são as expectativas da gestão e os projetos para o futuro?
Zé da Ecler: A expectativa é de que a cidade avance cada vez mais. Todos os projetos elaborados, pontos estabelecidos em nosso plano de governo e as parcerias com o Governo Estadual convergem para isso. A revitalização da Orla, o novo hospital, a qualificação dos matinhenses para o mercado de trabalho, o aumento da sensação de segurança. Tudo isso contribui para que Matinhos seja um lugar cada vez melhor para se viver e tudo que é feito agora é pensado para que as próximas gerações permaneçam na cidade. Que o filho ou neto do nosso morador não tenha que, por exemplo, se mudar para Curitiba em busca de oportunidade de trabalho, porque ele vai ter essa oportunidade aqui. O mesmo vale para saúde, educação, ele vai encontrar tudo sem precisar sair da cidade.
JB Litoral: Deixe uma mensagem de aniversário para os matinhenses.
Zé da Ecler: Matinhenses, essa festa é de vocês, assim como todos os avanços que a cidade busca são pensados para vocês. Por isso, nestes 56 anos que nossa cidade comemora, eu quero que vocês se sintam abraçados. Vamos juntos buscar a transformação de Matinhos em uma cidade cada vez melhor e que ela se torne uma referência para todo o Litoral.