Matinhos: reuniões tratam das obras de duplicação na JK, que se arrastam, e da próxima etapa da revitalização da orla


Por Flávia Barros Publicado 28/03/2023 às 02h11 Atualizado 18/02/2024 às 07h52
obra jk
Em meio a histórico de interrupções, contrato com a construtora que executa obras de duplicação da avenida JK é válido até agosto deste ano. Foto: Arquivo/JB Litoral

Contratada no final de 2018, a obra de duplicação da PR-412, ou a conhecida avenida JK, trecho urbano da rodovia que corta Matinhos, voltou a ser notícia, no mês passado, no JB Litoral. Na ocasião, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) afirmou que a obra foi paralisada para que a Prefeitura providenciasse desapropriações, tendo sido retomada em agosto de 2020 e que a previsão atual é de conclusão ainda em 2023. O que o DER não explicou é como pretende finalizar a duplicação até o final do ano, se até o mês passado a obra estava apenas 34% executada. O contrato tem valor de R$ 34.576.476,16.

Nessa segunda-feira (27), o assunto foi tema de reunião na Prefeitura de Matinhos. No encontro entre o prefeito Zé da Ecler, representantes do DER e da construtora Triunfo, responsável pela obra, o chefe do Executivo municipal cobrou celeridade nas obras da avenida JK, conforme divulgou a administração, em suas redes sociais, na noite dessa segunda.


PRAZO APERTADO


Segundo a publicação, o prefeito afirmou que o município tem autonomia sobre obras que acontecem na cidade e cobrou respostas quanto ao projeto elaborado. Também foram abordadas as alterações no plano da obra, momento em que o secretário de Urbanismo, Maurício Piazzetta, falou sobre os erros no projeto e que teria alertado a gestão anterior sobre os equívocos que o planejamento continha.
Já a Triunfo informou que colocou mais maquinários nas obras para que o serviço passasse a ser executado mais rapidamente. O contrato com a construtora é válido até agosto deste ano – para isso, recebeu um aditivo. Segundo o DER, não serão medidos esforços para que o trabalho seja concluído. O departamento chegou a notificar a Triunfo para que a obra avançasse com mais celeridade.


NOVA ETAPA ORLA


Também na Prefeitura, em outra reunião, representantes do consórcio Sambaqui e integrantes de secretarias da Administração Municipal trataram da nova etapa das obras de revitalização da Orla de Matinhos, que começará em abril. Pelo consórcio, estiveram no gabinete o gerente Elvio Torres, o engenheiro de produção Henrique Cordeiro e a engenheira de planejamento Carolina Seleme. De acordo com eles, os trabalhos terão início na primeira quinzena do próximo mês – o que vai exigir alteração no trânsito. No entanto, os detalhes de como serão os trabalhos na próxima etapa ainda não foram fornecidos.