Moradores do Jardim do Bosque e entorno têm cursos de capacitação promovidos por associação e parceiros


Por Flávia Barros Publicado 12/04/2023 às 00h09 Atualizado 18/02/2024 às 09h00

Capacitar, profissionalizar e engajar moradores das áreas mais periféricas de Paranaguá. Esse é o objetivo da Associação de Moradores do Jardim do Bosque, que iniciou, esta semana, um curso de 40 horas de duração sobre manejo da terra, com adubação e calagem. Por meio de cursos e mobilizações, a entidade promove o fortalecimento da comunidade, como explica o presidente da associação, Iago Oleiro.

Queremos proporcionar a capacitação profissional para esses moradores que vivem em áreas mais afastadas da cidade. Vamos começar a trazer mais cursos voltados para a área rural, fomentar a educação e capacitação, o senso de ecologia e preservação do nosso meio ambiente“, disse Iago.

A associação também conta com a parceria de entidades educacionais e de promoção de eventos. No curso iniciado esta semana, que seguirá até os dias 17,18 e 24 de abril, os moradores aprendem como manejar o solo para a agricultura familiar, com adubação e calagem. Trata-se de uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola que tem dois objetivos principais: diminuir a acidez e fornecer elementos, como cálcio e magnésio, para as plantas.


SÓ O COMEÇO


O presidente da associação de moradores também ressalta o que o engajamento local vem proporcionando à comunidade. “Temos cerca de 90 associados pagantes, o que faz de nós uma das únicas associações de moradores organizadas e que envolve a comunidade em vários assuntos ligados à economia local e leva à aproximação dos moradores com o poder público. Recentemente chamamos o IAT e a Polícia Militar para participar de reuniões. Então nossa intenção é ter cada vez mais reuniões e cursos“, finalizou Iago Oleiro.