Morretes, Guaratuba, Guaraqueçaba e Antonina seguem afetadas pelas chuvas


Por Flávia Barros Publicado 01/12/2022 às 00h14 Atualizado 17/02/2024 às 22h54

As chuvas entre a Serra do Mar e o Litoral perdem força nesta quinta-feira (1º), mas ainda chove na região, principalmente no período da tarde, embora com volumes menores em relação ao observado desde a última sexta-feira (25). A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) traz esperança de as águas baixarem e os prejuízos causados pela intensidade da chuva, possam ser reparados. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, no fim da tarde dessa quarta-feira (30), o número de pessoas atingidas subiu para 4.210 no Litoral e região metropolitana de Curitiba.  Destas, 1.105 foram desalojadas e 47 desabrigadas. Ao todo, 629 casas foram danificadas.

MUNICÍPIOS

No total, nove municípios foram impactados pelo alto volume de chuvas, desses, três são no Litoral. Alagamentos foram identificados em Guaraqueçaba e Morretes, que teve número significativo de ocorrências, com 424 pessoas afetadas. Antonina teve deslizamentos.

Em Guaratuba, segundo divulgado pela Prefeitura da cidade, os alagamentos na área rural atingiram 500 casas, em que cerca de 1000 moradores do Cubatão e arredores foram afetados. No entanto, não há registros de desabrigados pela enchente dos rios.

AULAS SUSPENSAS

Nessa quarta-feira (30), por meio de ofício do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, ficou definida a suspensão das aulas também nas escolas estaduais. Portanto, estão suspensas as aulas das redes estadual e municipal em Morretes, Antonina e região rural de Guaratuba, até que a situação seja normalizada, com reposição do conteúdo a ser programada.

INSUMOS

Com a liberação parcial do trânsito da BR-277 em direção a Paranaguá, na tarde dessa quarta-feira (30), o governo estadual envia nesta quinta-feira (1º) insumos e medicamentos para abastecer hospitais e unidades de saúde do Litoral. O caminhão com quase 900 volumes, com 42 itens, entre medicamentos, soro, material de primeiros socorros, desinfetante, máscaras e luvas, vai sair do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba e levados para serem armazenados numa base logística da 1ª Regional de Saúde, em Paranaguá.

CAMPANHA

Além das campanhas dos municípios, a Prefeitura de Curitiba lançou, nessa quarta-feira (30), a campanha Ajuda Litoral para arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados aos moradores afetados pelas chuvas em toda a região. Os donativos poderão ser entregues pela população, a partir desta quinta-feira (1º), em vários pontos instalados nas dez regionais da cidade, como Ruas da Cidadania e ginásios de esportes, além de quartéis do Corpo de Bombeiros da capital.