Mudanças na Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná: JB Litoral apresenta um panorama completo do setor na cidade


Por Flávia Barros Publicado 22/06/2023 às 11h27 Atualizado 18/02/2024 às 14h54
Prefeitura de Pontal do Paraná
Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Dividida em Atenção Primária, Urgência e Emergência e Atenção Especializada, a saúde de Pontal do Paraná tem passado por melhorias nos últimos meses. É que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pontal do Sul, Praia de Leste e Shangri-lá foram reformadas.

Já na UBS Ipanema e na Casa da Mulher, houve rescisão de contrato com a primeira empresa vencedora da licitação de reforma, que apresentou diversos problemas. Após os trâmites legais, a obra foi retomada em abril, com previsão de conclusão em dezembro deste ano.

Outro avanço se trata do PAM – Pronto Atendimento 24 horas, que deve ser concluído em janeiro de 2024. Mais uma conquista na Saúde foi a abertura da sonhada Policlínica, inaugurada no último mês de março e cujas obras externas de estacionamento devem ser entregues daqui a dois meses, em agosto.

Em meio a tantas frentes, houve a troca de comando da pasta. Com a saída de Carmen Moura para assumir a diretoria da Regional de Saúde, assumiu, no começo de junho, a servidora de carreira da Prefeitura, Josineia de Araújo. A nova secretária de Saúde conversou com o JB Litoral.   

Perfil

Servidora concursada de Pontal do Paraná há 12 anos, Josineia de Araújo assumiu a secretaria de Saúde no começo do mês. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Nascida em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro paranaense, Josineia de Araujo, 48 anos, é bacharel em Enfermagem, pós-graduada em Urgência e Emergência Hospitalar, Magistério do Ensino Superior e Enfermagem do Trabalho. Com passagens pelo Hospital Regional do Litoral e Prefeitura de Paranaguá, ela é enfermeira concursada em Pontal do Paraná desde 2011.

A secretária contou à reportagem que passou os primeiros 10 dias na função indo a todas as unidades, conversando com as equipes e se inteirando de todos os dados que compreendem a Secretaria Municipal de Saúde. “Atualmente temos as unidades em reforma ou construção, no caso do PAM, mas podemos exaltar a Policlínica, que chega ao terceiro mês de atendimentos, após sua abertura, em março”, disse Edineia.

Policlínica


A Policlínica presta atendimento de atenção especializada dos casos encaminhados das UBS’s, e também encaminha para outros especialistas fora, se for o caso. “Os serviços sendo executados hoje são de farmácia especializada, com cerca de 150 atendimentos por dia; consultas nas áreas de nutrição, fisioterapia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, todas feitas com encaminhamento das UBS’s. No caso dos obstetras, um atende as UBS e um na Policlínica, que encaminha as gestantes com gravidez de alto risco para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá”, explicou Josineia.

Também é na Policlínica da Avenida Santa Mônica, balneário Praia de Leste, que é feito o protocolo do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), com encaminhamento, regulação, marcação de consultas via sistema do estado (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, o Comesp) e home care.

Este trabalho antes era manual e foi todo informatizado, praticamente deixou de existir malote, tudo passou a ser on-line, preservando o meio ambiente e agilizando todo o processo”, ressaltou a secretária.

Através do Comesp, a Secretaria Municipal de Saúde fez um acordo para atendimento de endoscopia em Guaratuba, que atende 30 vagas por mês. “A fila é por ordem cronológica de entrada. Ou seja, quem entrou antes no sistema é atendido antes, não tem como passar paciente na frente. Isso é um sistema transparente da nossa gestão que foi implantado para garantir a igualdade entre todos”, complementou Josineia de Araújo.

Pronto Atendimento 24 horas está sendo construído ao lado da Policlínica e deve ficar pronto até janeiro de 2024. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Outros atendimentos


Ainda na Policlínica, é feita a distribuição de fraldas geriátricas solicitadas nas UBS’s e são realizados exames, tais como ultrassom (3 vezes por semana); ecodoppler (1 vez por mês) e eletrocardiograma (com laudo feito por especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais e devolvido via sistema ao médico solicitante e ao paciente). Além disso, também é realizado o serviço de teledermatologia, com exame executado por meio do dermatoscópio, que é conectado a uma câmera digital ou tablet, proporcionando o registro das manchas/lesões e, posteriormente, as imagens são encaminhadas para análise de um dermatologista com as informações clínicas do paciente.

A secretaria de Saúde também gerencia mutirões para agilizar o atendimento de pacientes em fila. Um exemplo foi o mutirão de oftalmologia, realizado no mês passado, que atendeu 120 pacientes”, frisou a secretária.

Outra estrutura muito esperada pelos pontalenses é a do Pronto Atendimento 24 horas. Segundo a Prefeitura, a previsão de conclusão é para janeiro de 2024. Atualmente, a obra está na fase de estruturação da laje, escoras posicionadas, caixaria pronta e finalizando a estrutura para receber a concretagem da laje.

Essa é uma obra de quase R$ 4 milhões, com mais de 50% concluída. Uma nova unidade de saúde muito mais estruturada e com o dobro do tamanho da atual, para atender melhor e com mais comodidade nossa população”, finalizou Josineia, ao JB Litoral.

Nova secretaria


A mudança na pasta não foi a única realizada em Pontal do Paraná neste mês de junho. Na sexta-feira (16), o prefeito Rudão Gimenes (MDB) anunciou, em suas redes sociais, a criação da secretaria Cidadania e Direitos Humanos. Rosiane Rosa Borges (MDB), a Nega, deixa o Legislativo municipal e assume a função no Executivo.

Nossa vereadora Nega, minha amiga de partido, aceitou esse desafio de assumir a pasta com um objetivo claro; trabalhar na regularização Fundiária de diversas áreas do município, e habitação, as nossas tão sonhadas casas populares, que certamente vão trazer mais dignidade e conforto para tantas famílias”, disse Rudão.

Nesses dois anos e meio percebemos que a parte de regularização fundiária e habitação não caminhou como gostaríamos, então decidimos dividir a secretaria de Projetos e Planejamento Urbano e criar essa nova”, completou o prefeito.

A nova secretária afirmou estar pronta para o desafio. “É uma oportunidade única na minha vida poder atuar na regularização fundiária e fazer acontecer. Fico muito agradecida e vamos unir forças para que as casas sejam entregues e dar dignidade às pessoas”, disse Nega Borges.