Muralha Digital: Paranaguá implantará nova tecnologia nos sistemas de segurança pública
A cidade de Paranaguá começou um projeto ambicioso e inovador na tentativa de prevenir crimes e identificar responsáveis por delitos e infrações na cidade.
O projeto, chamado de Muralha Digital, é a implantação de diversas novidades na área de segurança pública municipal e que já começam a interferir diretamente na rotina da cidade.
Entre os principais sistemas adotados na cidade está o totem digital, um aparelho que deve ser instalado em nove novos pontos e que já está em operação na passarela da Ilha dos Valadares, Antônio José Sant’Anna Lobo Neto. O objetivo dessa nova ferramenta é realizar sinalizações sonoras e visuais e também monitorar a área ao entorno, com câmeras de última geração que gravam e armazenam tudo o que acontece em 360⁰.
Os pontos que devem receber totens futuramente são:
- Praça da Vila Guarani (próximo à Escola José de Anchieta);
- Praça Portugal (próximo à UPA);
- João Eugênio – Travessa Correia de Freitas (próximo à Secretaria Municipal de Saúde);
- Parque São João (na rotatória);
- Aeroparque (ao lado da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto);
- Avenida Coronel Santa Rita (no trevo com a BR 277);
- Praça de Eventos Mário Roque;
- BR 277, na entrada e saída da cidade (próximo ao Posto Aldo);
- Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto (próximo ao Viaduto PR 407).
Câmeras de todos os estilos
Para que o nome faça valer a função, a Muralha Digital terá um amplo controle de câmeras espalhadas pela cidade e que garantirão a identificação, por exemplo, de placas de carros ou expressões faciais que, porventura, sejam envolvidos em algum ato ilícito.
As câmeras são dos modelos PTZ, que permitem movimentações panorâmicas e de inclinações, além do zoom analógico, que é o movimento da lente para frente e para trás, chegando em até 36 vezes de profundidade, além de qualidade Full HD, possibilitando, assim, a visualização mesmo em locais sem iluminação. Já estão instaladas 14 desse modelo e outras três chegarão na praça Padre Thomas Sheehan, da Igreja do Rocio e nas comunidades de Encantadas e Nova Brasília, na Ilha do Mel.
As tradicionais câmeras fixas, modelo padrão, que filmam locais de monitoramento constante, já são 13 instaladas no município, distribuídas em oito localidades. Além disso, está em execução a implantação de uma nova câmera fixa, diante da Escola José de Anchieta, no bairro da Vila Guarani.
Por fim, o sistema que controlará todo esse aparato tecnológico é chamado de OCR-LPC e tem por função o reconhecimento e identificação de veículos, por meio de uma solução de leitura automática de placas, que faz o processamento inteligente, acessando os bancos de dados da Secretaria de Segurança do estado e do Ministério da Justiça, possibilitando um trabalho de inteligência, na tentativa de recuperar veículos furtados ou roubados, além de cooperar com outros órgãos da segurança pública.
Expectativa pela diminuição da criminalidade
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, sargento João Carlos Silva, o programa garantirá mais tranquilidade na cidade e facilitará o trabalho das forças policiais. “O programa Muralha Digital proporcionará mais qualidade de vida e segurança, para a população de Paranaguá, com o uso de equipamentos de alta tecnologia adaptados para a realidade do município. Conta com câmeras Full HD panorâmicas que possibilitam o reconhecimento de placas de veículos, além da prevenção e repressão à violência, para a segurança da população”, diz o sargento.
Para o secretário, os resultados já são visíveis e positivos. “As câmeras já instaladas no município começam a trazer resultados com mais de oito veículos recuperados com alerta de furto ou roubo, também auxiliando a Polícia Civil na elucidação de crimes, tornando-se uma ferramenta importante para a agilidade nas investigações”, comenta.
O chefe da pasta de segurança também ressalta que o projeto vai seguir ganhando novas características e sendo implantado em pontos pensando, minuciosamente, de acordo com a análise técnica da equipe. “O sistema de Muralha Digital de Paranaguá está atualmente em ampliação. São 20 faixas de câmeras sendo instaladas, totalizando seis locais estratégicos, formando uma muralha digital na cidade. Esse sistema, mesmo ainda em implantação, já cooperou na recuperação de diversos veículos furtados, inclusive auxiliando nos trabalhos de investigações policiais relacionadas aos homicídios ocorridos na região de Paranaguá. Por se tratar de sistema direcionado à inteligência, os locais estratégicos não serão divulgados”, finaliza.