Na próxima semana, Veleiro ECO atraca em Paranaguá com ações de conscientização


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/06/2022 às 22h47 Atualizado 17/02/2024 às 11h00

A partir de segunda-feira (27) da semana que vem, a equipe do Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará em Paranaguá com o projeto Port Calls. Serão seis dias, até 2 de julho, com atividades de conscientização ambiental, ciência cidadã e promoção da cultura oceânica. As ações serão focadas para alunos de escolas públicas e privadas, mas o público em geral também poderá participar.

Durante o evento, os estudantes e demais participantes irão conhecer os organismos do plâncton marinho, sua importância para a vida nos oceanos e na Terra. Além disso, vão aprender sobre a ameaça dos microplásticos nos oceanos e a importância da pesquisa marinha.

O projeto já passou por Belém, Salvador e Rio de Janeiro e, agora, é a vez do Litoral Paranaense receber o Veleiro ECO, um barco de pesquisa com laboratório embarcado. Além disso, as atividades também acontecerão no Palacete Mathias Böhn (rua Benjamin Constant, Centro Histórico), e serão abertas ao público.

No Palacete, uma estrutura será montada composta por painéis e equipamentos para promoção da educação ambiental e expansão do conhecimento sobre o ambiente marinho, com foco nas espécies da fauna marinha do Litoral. Os painéis abrangem conteúdos, principalmente, sobre microbioma do oceano e poluição por microplásticos.

Já na embarcação, os alunos terão a oportunidade de conhecer vários equipamentos de pesquisa oceânica, informações sobre o Veleiro ECO e sobre a vida no mar.

A programação será realizada como parte do projeto internacional AtlantECO, de pesquisa e extensão do Programa H2020, chamado Blue Growth, que tem como objetivo trabalhar com o microbioma do oceano, microplásticos, paisagem marinha e conectividade. A UFSC é uma das 36 instituições que fazem parte da ação.

Em Paranaguá, a universidade de Santa Catarina está contando com a colaboração de professores e alunos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) para a execução do evento. A coordenadora do projeto Port Calls, Andrea Green Koettker, convida a população local para conhecer a ação.

Os dias de parada do Veleiro ECO em Paranaguá serão uma oportunidade para a população conhecer a tripulação, discutir com cientistas e aprender sobre o Projeto AtlantECO, seus pilares de pesquisa e a importância da conservação do nosso grande oceano”, diz.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer vários equipamentos de pesquisa oceânica, informações sobre o Veleiro ECO e sobre a vida no mar. Foto: Divulgação