No Dia da Árvore, Paranaguá institui Plano de Arborização Urbana e distribui mudas frutíferas para plantio


Por Luiza Rampelotti Publicado 21/09/2022 às 17h59 Atualizado 17/02/2024 às 17h46

Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore. Para celebrar a data, a Prefeitura de Paranaguá organizou uma programação especial envolvendo alunos das escolas municipais, empresas e a comunidade local.

Já no início do dia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a distribuição de 550 mudas de árvores frutíferas e/ou nativas como araçá, pau-ferro, sibipiruna, pata-de-vaca, quaresmeira, pitanga, jabuticaba, colorau e entre outras, para os moradores que desejassem. As espécies foram desenvolvidas em espaço próprio pela equipe da pasta.

Além disso, outras 200 mudas foram entregues para as escolas municipais. Os próprios alunos participaram do plantio realizado na Praça dos Povos Árabes, em frente ao Terminal Rodoviário.

Durante o evento de plantio, também foram plantadas cerca de 86 mudas disponibilizadas por grandes empresas como medidas compensatórias previstas em Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Ademais, também foi assinado o Plano Municipal de Arborização Urbana (Lei 4.228/2022), projeto elaborado pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) como forma de compensação.

O prefeito Marcelo Roque (Podemos) comemora a assinatura da lei. “Hoje assinamos o plano de arborização que é muito importante para o município. Queremos uma cidade mais verde e da forma adequada. O desenvolvimento sustentável é o caminho que nos levará para um futuro melhor”, comenta.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino, o Plano Municipal de Arborização éuma exigência do Estatuto das Cidades e traz diretrizes tanto para o corte quanto para a poda e remoção de árvores. “Ele vai auxiliar o setor técnico do Município na tomada de decisões e trazer segurança jurídica para os moradores, para que eles tenham o entendimento claro de como dever o manejo de uma árvore”, explica.

8.2 mil árvores plantadas

Através do Plano Municipal de Arborização, haverá previsão legal sobre quais procedimentos deverão ser adotados no que diz respeito às diretrizes e estratégias para o planejamento, implantação, reposição, expansão, manejo e manutenção da arborização da área urbana de Paranaguá. “Ali são tratadas questões como, por exemplo, se você quer cortar uma árvore nativa, qual o caminho deve ser seguido, o que tem que ser compensado? Há uma previsibilidade e um norte sobre tudo o que envolve a questão do corte, remoção e poda de árvores”, esclarece.

Ele afirma que, atualmente, existem cerca de 8.2 mil árvores plantadas na cidade, e a expectativa é que mais 7 mil sejam plantadas via compensações de EIV. Isso porque qualquer empresa de grande porte que se instale na cidade tem o dever de realizar o plantio das árvores.

Dentro do Estudo de Impacto de Vizinhança, cada empresa tem um número determinado de mudas para plantar e, além disso, elas têm que monitorar esse plantio durante cinco anos”, explica Delfino.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O documento foi elaborado pela TCP, com apoio técnico do setor florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O plano busca melhorar o manejo florestal de Paranaguá, removendo árvores com risco de queda e também aumentando o plantio com espécies nativas.

Segundo a supervisora de projetos ambientais da TCP, Katlyn Eliege, a implantação do plano vai trazer inúmeros benefícios para a cidade. “Desde a retirada e poda daquelas árvores que apresentam riscos para os moradores, até a melhoria na arborização, que impacta no paisagismo e pode diminuir a temperatura em Paranaguá”.

De acordo com o engenheiro florestal da Semma, Rodrigo Delonga, o plano deve começar a ser colocado em prática a partir do bairro Parque São João. “Lá é uma área com calçadas mais largas, que facilitam o plantio, e que já possui a necessidade de compensação de uma empresa próxima, que irá plantar as árvores”, diz.

Delongo também informa que mais dois bairros receberão investimentos no próximo ano. “Os bairros Serraria do Rocha e Vila dos Comerciários são áreas que demandam mais arborização e o planejamento de implantação começa em 2023”.

Atualmente, a Prefeitura gasta R$ 110 mil, por meio de uma empresa terceirizada, para a manutenção das árvores. São duas equipes em dois caminhões que fazem a poda e corte das plantas na cidade. Porém, com a aplicação do plano de arborização, o serviço deverá ser reduzido já que haverá uma grande quantidade de empresas que farão o aporte por compensação.

Solicitação de poda on-line

No evento também foi divulgado o aplicativo “Solicitação de Poda On-line”, que permite um canal direto e mais rápido do parnanguara com o Município. Pelo WhatsApp, o morador pode solicitar a poda ou tirar dúvidas sobre espécies ou plantio. O contato é o (41) 3420-6142.

*Com informações da TCP