Oito alunos do Litoral são selecionados para o programa Ganhando o Mundo; saiba quem são


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/07/2023 às 16h10 Atualizado 18/02/2024 às 17h46
Um aluno de cada município do Litoral foi selecionado na primeira chamada. Ainda há outra chance de participar. Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quinta-feira (20) o resultado do Edital 45/2023 com a primeira convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Nesta convocação, estão 444 dos 1.000 estudantes que embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

No Litoral do Paraná, oito alunos, um de cada município, atenderam todos os critérios (nota, presença e participação em programas estaduais), seguindo as regras do edital. A divulgação foi dividida em duas etapas para que o programa atenda o maior número de cidades e instituições possíveis.

Em Antonina, a aluna Emilly Rafaela Falchetti dal Bosco, de 15 anos, que estuda no Colégio Estadual Rocha Pombo foi selecionada. Em Guaraqueçaba, o estudante do Colégio Estadual Marcílio Dias, Weslley Abner Santos da Costa Soares, também de 15 anos, foi o sortudo.

Guaratuba terá dois representantes: o aluno José Luiz Strassburguer Lobo, de 15 anos, do Colégio Estadual Zilda Arns Neumann, e Victor Gabriel de Souza Proença, também de 15, do Colégio Estadual Joaquim Mafra. Já o Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos, obteve um resultado significativo: a aluna Anne Alves Meneghelli, também de 15 anos, ficou em 32º lugar na classificação geral do programa, sendo classificada na primeira chamada.

Em Morretes, a estudante Allana Ribeiro da Silva, de 15 anos, do Colégio Estadual Rocha Pombo também foi selecionada. Já em Paranaguá, o contemplado foi o aluno João Bento de Assunção Cardoso Goterdo, também de 15 anos, e estudante do Colégio Estadual José Bonifácio.

Para finalizar, em Pontal do Paraná foi a aluna Maria Clara Maschio, do Colégio Estadual Sully da Rosa Vilarinho, a selecionada.

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, que engloba todos os municípios da região, professora Izabel Cristina Vieira, a notícia foi excelente. “Ficamos muito felizes quando vimos o resultado. Nossos estudantes do Litoral mais uma vez tendo visibilidade nos programas do Governo do Estado, desta vez, foram oito alunos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo que terá diferentes destinos como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. E que com certeza contribuirá muito para o enriquecimento na vida desses nossos estudantes“, disse ao JB Litoral.

Segunda chamada com mais chances

Após a conclusão dessa primeira convocação e entrega da documentação e autorização dos responsáveis, a Seed-PR irá fazer outra chamada com 501 estudantes, de acordo com a distribuição proporcional ao número de matrículas em cada município.

Paranaguá, por exemplo, terá 7 vagas dessa segunda classificação, justamente por reunir o maior número de matrículas da rede no Litoral, seguida por Matinhos (2), Guaratuba (2), Morretes (1), Guaraqueçaba (1), Antonina (1) e Pontal do Paraná (1).

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos. A lista final com os mil participantes, após desistências e confirmações, deve fechar em 14 de agosto. Após todas as convocações concluídas, a Seed-PR então irá definir os países de intercâmbio dos alunos.

É uma alegria divulgar essa primeira lista. Vai ser uma experiência fantástica para estes estudantes, que voltam fascinados e familiarizados com um novo idioma e com uma cultura diferente de tudo que já viveram. Serão centenas de escolas representadas. Um orgulho para todos nós”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Homologação e critérios

Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

A nota de classificação para selecionar os estudantes considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor tiveram peso 15 cada um na pontuação total (100).

Ganhando o Mundo

O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

*Com informações da AEN/PR