Paranaguá tem retorno das aulas de forma gradativa focando na segurança dos alunos


Por Publicado 25/11/2021 às 08h33 Atualizado 16/02/2024 às 20h12

Com a retomada econômica de diversos setores sociais, a área da educação tem recebido atenção redobrada por cumprir papel fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Na tentativa de fazer com que Paranaguá mantenha os baixos índices de infecção pelo novo coronavírus, a prefeitura adotou um reinício de aula presencial de maneira gradativa, a fim de garantir a segurança para os estudantes, assim como os servidores. “Contamos com o apoio e total orientação da Secretaria Municipal de Saúde para que tivéssemos êxito em nossos protocolos de segurança”, ressalta a secretária de Educação, Tenile Cibele do Rocio Xavier.

Para Rogerio dos Santos, que mora no Costeira e pai de uma criança de 6 anos, que estuda na Escola Manoel Viana, relata que ficou receoso no início, mas que agora está seguro em mandar o filho para o ambiente escolar. “Atrasou tudo, já que ele estava aprendendo a ler. Agora tivemos mais confiança para retornar e já dá para ver que ele interage bastante com os amigos neste momento. Ele ficou um ano e pouco parado, sem conhecer amigos. O relacionamento agora está bem legal. Aprovei 100% esta volta”, ressalta.

Rogério vê momento ideal para que o filho retorne ao ambiente escolar- Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral


Pais começam sentir a segurança

Luana Mendes de Lara também tem um filho matriculado na mesma escola e afirma ver muita segurança e atenção dos funcionários. “Eu aprovei este retorno, porque eles vêm de máscara, passam álcool e está tudo certo. Para mim deu um alívio bastante porque minha família gosta de fazer uma bagunça e, em casa, era difícil aprender alguma coisa. Agora sinto que ela está estudando pra valer”, comemora a mãe.

Luana vê melhor desenvolvimento da filha neste 2º semestre de 202. Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral


A moradora da Ilha dos Valadares, Talia Berger tem uma filha no 1º ano e diz que relutou nesse começo, mas que agora está mais confiante. “Ela é muito pequena, mas estou mais aliviada porque a escola é muito boa. Tem muita higienização e eu fico mais tranquila. Eu iria continuar on-line, mas ela veio e está tudo certo. Dá um alívio, mas também bate uma saudade. Ela gosta de vir brincar, estudar, ver os amigos. Ela vem todo dia feliz da vida e isso é ótimo”, ressalta.

Com as aulas já no modo presencial neste 2º semestre, a secretária Tenile afirma que essa era uma vontade coletiva da gestão municipal. “O prefeito Marcelo Roque sempre se colocou a favor de retornar presencialmente, quando pudesse garantir o máximo de segurança para estudantes e servidores, com o sucesso da vacinação dos profissionais da educação. O município se organizou de maneira a garantir os instrumentos para segurança desse retorno presencial como máscara, face shield, totens e dispenser para álcool em gel para toda a rede municipal e, juntamente com a Secretaria de Saúde, conseguimos efetivar o Protocolo de Biossegurança”, celebra.

Talia ficou com medo de levar a pequena para a escola, mas se sentiu aliviada com os processos de biossegurança adotados pela instituição. Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral


Escola Manoel Viana é referência


Marise Leal, a diretora da Escola Manoel Viana, garante que todos os protocolos são seguidos à risca e que os estudantes colaboram muito com esse sucesso nas regrinhas sanitárias. “A gente foi organizando junto com todos eles. Voltamos em julho e, hoje, na hora da merenda, eles já sabem que não podem ficar pertinho um do outro. Os recreios, nós dividimos em grupos, por exemplo. Houve um preparo, uma organização grande. Foram encontros e reuniões para seguirmos os protocolos e está dando tudo certo”, narra a diretora.

Tenile ressalta que a vacinação avançou muito e que foi possível retornar para o regime estudantil do pré-pandemia. “Hoje, o município priorizou o ensino presencial no Ensino Fundamental e retornou gradativamente com as turmas de idade obrigatória nos CMEIs. Mantemos seguindo com todos os protocolos e cuidados orientados pelos profissionais de saúde. E, neste momento, todas as nossas turmas seguem em regime presencial, considerando que não temos notificação de casos positivos da COVID-19”, diz a chefe da pasta da Educação.

Tenile: “contamos com o apoio e total orientação da Secretaria de Saúde em nossos protocolos de segurança”. Foto: Prefeitura de Prefeitura

Para o próximo ano letivo, a responsável por orientar todo o sistema educacional de Paranaguá afirma que haverá muita atenção no desenvolvimento do aluno, mas ainda focando nos cuidados necessários para a segurança de todos.

“Nossa expectativa para 2022 é seguir com as recomendações da Saúde, viabilizando as condições para os testes rápidos em casos suspeitos e realizando o monitoramento em nossas instituições. No que se refere ao acompanhamento do rendimento pedagógico de nossos estudantes, estratégias ao suporte pedagógico às nossas instituições, formação contínua aos profissionais da educação e investimento em materiais de trabalho serão nossas prioridades”, finaliza Tenile.