PCPR alerta para aumento de golpes pelo WhatsApp, inclusive no litoral


Por Marinna Prota Publicado 06/05/2021 às 13h17 Atualizado 16/02/2024 às 01h22

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) decidiu fazer um vídeo explicando os tipos mais comuns de golpes pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Os criminosos estão criando contas falsas com informações da vítima encontradas nas redes sociais e realizam extorsões e estelionato. De acordo com o delegado de Estelionatos de Curitiba, Emmanoel David, antes, os golpistas entravam em contato com a pessoa e tentavam conseguir o código de acesso, mas agora outras situações surgiram.

Veja outras ações no vídeo

Segundo o delegado, a polícia registrou diversas reclamações de contas fake de Whatsapp, criadas para conseguir dinheiro. Foi assim que a nova variação do famoso golpe da clonagem do Whats foi descoberta. “A dica é não confirmar códigos de 6 dígitos para ninguém, principalmente por SMS. Uma simples ligação para a familiar ou amigo que está pedindo o dinheiro já é suficiente para não cair no golpe”, disse o policial.

Os registros de Boletim de Ocorrência (B.O.) para golpes de estelionato no litoral do estado podem ser feitos por meio da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, pelo site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br.