Policial do 9º Batalhão é homenageada por alunos de colégio em São José dos Pinhais
Na tarde de terça-feira (23), a cabo Leciani Oliveira Cruz, policial militar lotada na 1ª Companhia do 9º BPM, em Paranaguá, foi homenageada por alunos do Colégio Cívico-Militar Doutora Zilda Arns Neumann, no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
O colégio está realizando homenagens para mulheres que se destacaram neste ano e, quando a direção tomou conhecimento de uma ocorrência de incêndio, no dia 3 de agosto, em uma residência de Paranaguá, no bairro Jardim Samambaia, em que a militar interveio auxiliando na contenção do fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros, deliberou por prestar uma homenagem pela sua atuação na situação.
De acordo com as informações divulgadas pelo Setor de Comunicação Social do 9º BPM, no dia em questão, a graduada estava de folga quando percebeu o fogo se alastrando pelo terreno da casa da sua vizinha. Após acionar a Central de Operações da PM, a cabo Oliveira pegou uma mangueira de jardim e, com muita bravura, combateu o incêndio até a chegada das equipes do 8º GB (Grupamento de Bombeiros). A ação foi determinante para que o fogo não atingisse a residência, onde estavam a moradora e seus filhos, que ainda não haviam percebido o perigo.
MENÇÃO HONROSA
No último dia 16, a militar estadual já havia sido homenageada com uma Menção Honrosa pelo Conselho Comunitário de Segurança, em sessão plenária na Câmara Municipal de Paranaguá. Durante a homenagem, que foi proposta pelo presidente do Conseg, Jerri Ângelo de Souza, e entregue pelo vereador Wellington Frandji, a policial militar agradeceu o reconhecimento, destacando que os integrantes da Polícia Militar do Paraná estão à disposição 24 horas, e desestimulou as pessoas a se arriscarem nesse tipo de situação.
“Primeiramente, agradeço pela Menção Honrosa, isso mostra que estamos à disposição 24 horas. Outro ponto importante é que as pessoas não se arrisquem nessas situações. Neste caso, eu orientei a moradora para realizar um trabalho de forma segura e, às vezes, em uma ação precipitada, outras pessoas poderiam sofrer ferimentos. Então, sempre que possível, acionem as equipes de emergência e aguardem socorro em um local seguro”, ressaltou Oliveira.