Praia em Pontal e rios em Antonina e Morretes estão impróprios para banho


Por Redação Publicado 06/02/2023 às 10h59 Atualizado 18/02/2024 às 04h14

De acordo com o 7º Boletim de Balneabilidade, realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), 21 pontos, em praias e rios do Litoral, são impróprios para banho. Na última semana, três novos locais apareceram na lista, sendo classificados como inapropriados até, pelo menos, a próxima quinta-feira (9).

Os novos locais que se tornaram impróprios para banho são: o trecho da avenida principal do Balneário Olho D’Água, em Pontal do Paraná; em parte do Rio do Nunes, em Antonina; e no Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes.

Dentre os 21 trechos inadequados para o lazer na água, 10 são permanentemente impróprios, por estarem localizados na foz dos rios do litoral, regiões consideradas inaptas para banho por conta da drenagem de áreas urbanas.

Nas áreas classificadas com a bandeira vermelha, o estudo identificou a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos, que pode causar diarreia, febre e dor abdominal.

Já o trecho da rua Costa Rica, no Balneário Nereidas/Eliane, em Guaratuba, voltou a receber a bandeira azul. As praias artificiais do reservatório de Itaipu e Primeiro de Maio permanecem como pontos aptos para banho.

Confira o Boletim

A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados semanalmente. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.