Prefeito assina requerimento para construção de quatro novos trapiches em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 21/08/2021 às 08h44 Atualizado 16/02/2024 às 10h54

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), assinou na tarde desta sexta-feira (20), um requerimento de licenciamento ambiental para a construção dos novos trapiches das ilhas de Amparo, Eufrasina, Europinha e Piaçaguera, que serão construídos pela empresa Portos do Paraná. O documento será encaminhado para o Instituto Água e Terra (IAT).

Por meio das suas redes sociais, o prefeito celebrou a assinatura do documento, que será encaminhado para a divisão ambiental do porto. “Assinatura dos requerimentos para início dos licenciamentos ambientais dos novos trapiches das ilhas de Amparo, Teixeira, Eufrasina, Europinha e Piaçaguera, que serão construídos pelo Porto”, publicou Marcelo Roque.

O JB Litoral procurou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vinícius Yugi Higashi, que destacou que a obra é uma medida compensatória decorrente da derrocagem da “Pedra Palangana”. “A construção dos trapiches é uma medida compensatória decorrente da licença ambiental da dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao píer do Porto. Tanto a licença quanto a medida compensatória foram definidas pelo IBAMA”, disse.

O secretário afirmou que os impactos desta obra serão pequenos e que a atual estrutura será demolida para que seja feita uma nova construção. “O impacto será pequeno, uma vez que os novos trapiches serão construídos onde hoje já existem os trapiches. Serão demolidos e construídos novas estruturas, no mesmo local. Pelo lado social a construção será positiva, uma vez que as novas estruturas serão adequadas, seguras e mais modernas”, destacou o secretário.