Prefeito Zé da Ecler, de Matinhos, faz um balanço sobre sua administração em 2023; “faço uma gestão pública humanizada”


Por Luiza Rampelotti Publicado 24/12/2023 às 16h31 Atualizado 19/02/2024 às 08h50
ze da ecler

Para o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, 2023 foi um ano em que foi possível “trabalhar bem”. Além disso, este foi o ano em que a cidade viu sua paisagem urbana e serviços públicos passarem por significativas transformações.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao JB Litoral, o prefeito compartilha os bastidores e os detalhes das ações que moldaram o cenário municipal em 2023. Do transporte público gratuito à inovação na iluminação pública, passando por investimentos em saúde, segurança e educação, Zé destaca que sua gestão está comprometida com o progresso e o bem-estar da comunidade, destacando os impactos concretos dessas iniciativas na vida cotidiana dos matinhenses.

Confira a entrevista completa abaixo:Parte superior do formulário

JB Litoral: Prefeito, ao refletir sobre o ano de 2023, quais foram os principais desafios enfrentados e as conquistas alcançadas por Matinhos?

Zé da Ecler: Sem dúvida, 2023 foi um ano de trabalho intenso e progresso para Matinhos. Ao compararmos com os anos anteriores, como 2021 e 2022, notamos que superamos desafios significativos, especialmente considerando o contexto atípico de 2021, marcado pela pandemia. Conseguimos implementar de maneira efetiva as propostas do nosso plano de governo, contando com o apoio do Governo do Estado e da Câmara Municipal, o que nos permitiu avançar em diversas frentes.

A implementação do transporte público gratuito foi um marco importante para a cidade. Agora, qualquer pessoa pode utilizar os ônibus sem custo, promovendo a mobilidade urbana e facilitando o acesso aos diferentes pontos da cidade. Investimos, em média, R$ 3 milhões por ano em transporte coletivo, mobilidade urbana, e isso faz com que nossa economia seja aquecida, pois o comércio passa a ser mais frequentado.

JB Litoral: No setor da saúde, neste ano foi inaugurada a Casa de Apoio em Curitiba. Quais demais ações foram expressivas e como elas contribuíram para a melhoria do sistema de saúde em Matinhos?

Zé da Ecler: Investimos quase 30% da arrecadação em saúde; criamos o Centro de Especialidades, modernizamos a maternidade e estabelecemos a Casa de Apoio em Curitiba. Embora ainda exista uma questão judicial em relação à construção do nosso hospital municipal, já temos o projeto e os recursos garantidos para sua realização. Essas iniciativas visam aprimorar significativamente o atendimento e garantir uma saúde de qualidade para todos os munícipes, mantendo o princípio de uma gestão humanizada.

JB Litoral: Com relação à segurança pública, quais medidas foram adotadas para impactar na questão da segurança na cidade?

Zé da Ecler: Nossa administração dobrou o salário da guarda municipal e equipou os guardas, proporcionando um ambiente mais valorizado e seguro para esses profissionais. Além disso, investimos em câmeras de alta resolução, que não apenas monitoram, mas são fundamentais para a atuação eficaz da guarda municipal e da polícia militar. Isso resultou na prisão de mais de 80 veículos com alerta de roubo, demonstrando a eficácia do sistema. Hoje, temos cerca de 100 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Essas ações refletem nosso compromisso em zelar pelar segurança e bem-estar da população.

JB Litoral: Matinhos se destaca por ser a primeira cidade do Paraná a implantar o Sistema Inteligente na iluminação pública. Quais são os benefícios práticos dessa inovação para a cidade?

Zé da Ecler: A cidade de Matinhos tem 100% de sua iluminação de LED com telegestão. Essa transição começou em março deste ano e foi uma iniciativa inovadora e sustentável. Além de proporcionar uma economia de mais de 50% para os cofres públicos, essa tecnologia contribui para uma cidade mais iluminada e segura, refletindo nosso compromisso com soluções ambientalmente conscientes e uma gestão que busca o melhor para a qualidade de vida dos cidadãos.

JB Litoral: Na área educacional, quais foram os investimentos significativos realizados pela gestão? Como essas ações impactaram a educação em Matinhos?

Zé da Ecler: Valorizamos todos os nossos servidores, especialmente os professores, com o aumento salarial, tirando o salário do achatamento, e a reforma de quase todas as sete escolas e 15 Centros Municipais de Educação Infantil. Estamos prestes a iniciar a construção da Escola Municipal 8 de Maio, com quase 5 mil metros de área construída, e de dois CMEIs, o Sininho e o Raquel Silvino, projetos que refletem nosso compromisso em oferecer educação de qualidade para a comunidade. Está tudo pronto para começar, com projetos e dinheiro reservado, só falta a parte burocrática. Acredito que por volta de fevereiro seja dado início às obras. Isso é parte integrante da nossa gestão que reconhece a importância da educação para o desenvolvimento integral da cidade.

JB Litoral: Em relação à infraestrutura, quais foram as principais obras realizadas pela Administração Municipal?

Zé da Ecler: Fizemos 90 pontos de ônibus, investimos em pavimentação contínua, iluminamos a orla de Matinhos. As calçadas dos balneários estavam abandonadas, e começamos agora a pavimentação, são 9 km, com calçada nova, banco de praça e jardim. Essas melhorias têm um impacto direto na qualidade de vida da população, garantindo mais conforto, segurança, melhor mobilidade urbana. Além disso, a revitalização da orla, realizada em parceria com o Governo do Estado, não apenas embeleza a cidade, mas também promove espaços de lazer e convivência para os matinhenses.

Também reformamos prédios públicos como o da Prefeitura, o Centro Comunitário Profissionalizante Mário Braga, que hoje capacita centenas e centenas de matinhenses, e entre outros. Compramos o Centro de Distribuição da Merenda Escolar, que agora é prédio do município. Dobramos o investimento em alimentação de qualidade para os nossos cerca de 5.600 alunos. Os impostos dos moradores estão retornando diretamente para eles, todo mundo tem acesso àquilo que é de nós todos.

JB Litoral: E na parte de turismo, como a cidade tem se preparado para receber a superpopulação de veranistas que chega no município durante a temporada de verão?

Zé da Ecler: Matinhos é uma cidade que se transforma; de segunda a sexta-feira, ela tem cerca de 50 mil habitantes; nos finais de semana, são 100 mil; nos três meses de alta temporada, mais de 300 mil pessoas, chegando a picos de até um milhão. E nossa cidade está preparada para receber esses turistas e veranistas, porque a cidade está limpa, em ordem, a orla está linda. Investimos em mais de dois mil tambores de coleta de lixo para resíduos orgânicos, além da fiscalização rigorosa contra o descarte inadequado de materiais. Essas iniciativas são fundamentais para a manutenção da limpeza da cidade, para manter Matinhos livre de poluição visual e ambiental.

  • orla
  • matinhos

JB Litoral: Finalizando, Matinhos recebeu investimentos milionários para a realização da grandiosa obra de revitalização da orla, que transformou a cara da cidade. Qual foi o impacto da obra no desenvolvimento do município?

Zé da Ecler: A parceria da gestão Zé da Ecler com o Governo do Estado foi crucial para a concretização da grandiosa obra da orla de Matinhos. O município tem participação direta, inclusive com dinheiro público. Esse projeto, que estava engavetado desde a década de 90, finalmente saiu do papel durante nossa gestão. Isso não só transformou a orla, tornando-a mais atrativa para moradores e turistas, mas também evidencia a importância do bom relacionamento entre o Poder Executivo Municipal e o Poder Executivo Estadual para o desenvolvimento local. É mais um exemplo de como uma gestão humanizada pode impactar positivamente na qualidade de vida da população.