Prefeitura e IAT planejam mais projetos de drenagem em Matinhos; plano é acabar com os transtornos causados pelas enchentes


Por Flávia Barros Publicado 21/02/2024 às 20h53 Atualizado 23/02/2024 às 16h30

Um problema histórico e que, para que a solução deixe de ser uma lenda urbana, exigirá a execução de um projeto amplo e complexo de macro e microdrenagem na cidade. Os alagamentos provocados pelas chuvas em Matinhos sempre foram um dos principais transtornos para a população.

Para que a solução seja definitiva, o Instituto Água e Terra (IAT), em conjunto com a administração municipal, apresentou, no último dia 9, um projeto que abrange 22 km de pontos críticos, divididos em sete setores, desde parte dos balneários até o centro da cidade, especialmente em pontos considerados críticos durante chuvas mais intensas.

A apresentação foi feita pelo diretor do IAT, José Luiz Scroccaro, ao prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, a primeira-dama do município, Regina Viana, e aos secretários municipais Sérgio Cioli (Meio Ambiente), Edgar Podbevsek (Urbanismo) e ao diretor da Secretaria de Obras, Nelinho Lourenço.

FOTO 1
Reunião para tratar dos projetos de drenagem aconteceu na sede da Prefeitura de Matinhos, no último dia nove. Foto: Prefeitura de Matinhos

Como vai funcionar


De acordo com a Prefeitura de Matinhos, a obra de revitalização da Orla, que envolve a engorda e macro e microdrenagem da área, solucionará o problema na região quando for concluída (atualmente, a parte que toca à drenagem está 20% finalizada). Porém, já pensando nos demais problemas da cidade, que são centro, balneários e outras localidades que não estavam inclusas na revitalização da Orla, a Prefeitura procurou o IAT para a realização de um projeto mais amplo, que pudesse solucionar, de uma vez por todas, essa questão.

Com isso, todo o mapeamento das regiões críticas foi feito em conjunto entre Prefeitura e IAT. A partir disso, o IAT desenvolve o projeto e planeja a questão dos recursos para viabilizar a execução das obras”, disse ao JB Litoral o prefeito Zé da Ecler.

Hoje, a Avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha, uma das principais vias do centro de Matinhos, tem o escoamento muito precário, pois é muito antigo. Então, a antiga tubulação que tem lá passa por baixo de grandes comércios, farmácias, bancos, oficinas mecânicas, e não tem como fazer alterações. Por isso, nós temos que fazer um novo projeto, com galerias em ‘U’, que vai pegar do começo da Avenida e descer em direção aos pescadores, pegando a Bento Munhoz da Rocha Neto, passando pela pracinha dos taxistas e saindo no canal Milome. Não pode ir para o mar, e vai solucionar o problema no Centro”, detalhou o secretário de Urbanismo de Matinhos, Edgar Podbvesek.

Em relação aos balneários, o secretário explica que o projeto envolve a construção de um canal extravasor. “Para solucionar as enchentes dos balneários, a única solução é fazer um canal extravasor como o canal da Av. Paraná. Então, nós vamos fazer pelo Parque da Praia Grande, que será um complemento ao projeto de microdrenagem em execução pelo Governo do Estado”, completou Podbvesek.

A apresentação foi feita pelo diretor do IAT, José Luiz Scroccaro, ao prefeito Zé da Ecler, a primeira-dama do município, Regina Viana, e aos secretários municipais Sérgio Cioli, Edgar Podbevsek e ao diretor da Secretaria de Obras, Nelinho Lourenço. Foto: Prefeitura de Matinhos
A apresentação foi feita pelo diretor do IAT, José Luiz Scroccaro, ao prefeito Zé da Ecler, a primeira-dama do município, Regina Viana, e aos secretários municipais Sérgio Cioli, Edgar Podbevsek e ao diretor da Secretaria de Obras, Nelinho Lourenço. Foto: Prefeitura de Matinhos

Prazos


O projeto solicitado pela Prefeitura de Matinhos ao IAT deverá ser finalizado e entregue ao prefeito Zé da Ecler dentro do prazo de 30 dias. Durante a apresentação, o IAT se comprometeu a guiar a busca pela solução mais adequada.

Num segundo momento, a equipe do IAT discutirá os detalhes do projeto e ajustes com os técnicos da Prefeitura, buscando uma solução definitiva para o problema, com foco no melhor para a cidade. Após a resolução das exigências ambientais, o projeto seguirá para execução.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *