Professor lança livro sobre história da comunidade negra em Paranaguá
Na sexta-feira (14), o professor da rede municipal de ensino, Denni Capetta, lançou o livro Memorial Trajeto Negro em Paranaguá, no Teatro Municipal Rachel Costa. Autoridades municipais e estaduais marcaram presença no evento, além de representantes do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filho da Gaviões.
O autor conta que a ideia do livro surgiu a partir de um projeto municipal que leva alunos das escolas municipais para conhecerem os pontos turísticos e a história do povo parnanguara.
“Durante o projeto, percebi que a história negra estava mergulhada em todos os locais e essa história precisava ser contada. Então, o objetivo do livro é suscitar a Lei nº 10.639, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. A partir dela, preparamos uma geração consciente, com mais respeito e menos racismo”, destacou o professor.
A diretora estadual de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Clemilda Neto, também participou do evento. Segundo ela, o lançamento do livro é um momento importante para o resgate da cultura negra no Paraná.
“Estou muito contente em estar presenciando este momento de resgate da história do negro no Paraná. Esta é uma possibilidade de mostrarmos à sociedade quem é a população negra, porque a nossa história foi esquecida. Todos têm o direito de conhecer a história para lutarmos contra o racismo e Paranaguá está de parabéns por ter coragem de contar essa história”, declarou.
Para a secretária de Educação, Tenile Xavier, o projeto proporciona aprendizado e conscientização para os estudantes do município. “Com o livro, os alunos do município poderão conhecer a nossa história, com o negro como protagonista história. Desta forma, as futuras gerações terão muito mais conhecimento para combater as diferenças, o racismo e todas as formas de preconceito”, explica.
O prefeito Marcelo Roque também comentou sobre o impacto do lançamento na rede municipal de ensino. “Este é um projeto muito importante e que será incorporado na rede municipal de ensino para que todos tenham acesso”, disse.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá