Projeto Ilha Mais Bela revitaliza pontos turísticos da Ilha dos Valadares, em Paranaguá


Por Redação Publicado 07/02/2023 às 13h24 Atualizado 18/02/2024 às 04h20


O projeto social Ilha Mais Bela foi criado em 2015. Ele partiu da iniciativa do autônomo Josuel Ferreira Cunha, que percebeu a necessidade de revitalizar pontos turísticos e áreas recreativas de seu bairro, a Ilha do Valadares, em Paranaguá, a fim de melhorar a qualidade de vida da população e atrair turistas e investimento público para o local.

A ideia de implantar a proposta na cidade surgiu após Josuel testemunhar programas semelhantes em Santa Catarina. Lá, ele conta que os projetos tiveram um impacto significativo na vida dos moradores.

No começo, houve um estranhamento e um certo desdém de alguns moradores. Diziam que era serviço da Prefeitura. Mas, quando viram que a ideia estava funcionando, logo começaram a ajudar. De lá para cá, aumentamos a arrecadação e surgiram novos voluntários, principalmente em época de eventos”, afirma o idealizador e coordenador.

Entre as ações já realizadas ao longo dos anos, está o processo de revitalização da Praça Cyro Abalem, inclusive com arborização, bem como várias outras atividades concluídas em parceria com patrocinadores. Dentre elas, estão a limpeza e inserção de placas de cunho educativo, lixeiras, brinquedos, construção de churrasqueira comunitária e bicicletário no Mar de Lá; a pintura completa e a instalação de bancos no Campo do Canarinho; e a limpeza e pintura da Rua 06, região conhecida como Beco do Óleo.

Josuel é quem deu início à ação e tem comandado, desde 2015, as atividades de revitalização. Foto: JB Litoral/Kaike Mello

Para além dos avanços estruturais, o Ilha Mais Bela também realiza eventos gratuitos em datas comemorativas para diversão e lazer dos moradores. “São iniciativas que trazem melhorias e progresso para a ilha e nos leva a crer que podemos fazer muito por nós mesmos através de ações voluntárias”, comenta Josuel.

Planos para o futuro



Apesar do foco em atrair turistas e investimento público para a região, o idealizador do projeto conta que o maior objetivo é gerar uma consciência ambiental e proporcionar cultura para as novas gerações.

Nós temos muito prazer em fazer esse trabalho e já obtivemos bons resultados com ele. É por conta disso que pretendemos abrir a ONG. A abertura do CNPJ permitirá que façamos trabalhos ainda maiores e que continuemos com essa valorização da nossa ilha”, destaca Josuel.

Além dos planos de oficializar a iniciativa para revitalizar outras áreas da Ilha dos Valadares, o projeto pretende inserir a prática de esportes como futebol, voleibol e tênis no Complexo Poliesportivo Mário Lobo, que atualmente está abandonado.

Conversamos com o chefe do núcleo regional e ele já autorizou a realização dos esportes no complexo. Além dessa ideia, temos vários planos para os próximos meses, como a limpeza do rio Itiberê e a expansão da atuação do projeto para toda a nossa cidade de Paranaguá”, conclui Josuel.